Vou te ensinar as 5 perguntas que você deve se fazer antes de pedir demissão

SãO PAULO (SP) — Dar adeus para a CLT para empreender ou gerenciar a própria carreira é uma mudança que tem se tornado realidade para muitos brasileiros. No entanto, quem deseja realizar a transição precisa ficar atento a alguns pontos antes de pedir demissão.

Vou te ensinar as 5 perguntas que você deve se fazer antes de pedir demissão. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Isso porque o cidadão quem tem a carteira de trabalho assinada pode ter acesso a uma série de direitos e benefícios. Dessa forma, a recomendação é de que o novo passo seja bem pensado antes de pedir demissão.

Apesar da saída do trabalho formal ser vista como um desejo para milhares de brasileiros, existem cinco cuidados essenciais que precisam ser tomados antes do novo momento.

Confira as cinco perguntas que você deve fazer antes de pedir demissão:

  • O primeiro ponto a ser avaliado é a questão financeira que o pedido de dispensa pode levar;
  • Por isso, é preciso que o cidadão se questione se tem condições financeiras para iniciar o momento de empreendedorismo;
  • Isso deverá incluir não apenas os gastos previstos com o novo empreendimento como também o seu sustento pessoal;
  • Também é preciso que o cidadão avalie o que está lhe levando a empreender e como iniciar a nova jornada da melhor forma;
  • Para tal, é necessário pensar nos motivos que o levaram a sair do trabalho CLT para evitar cair nos mesmos erros;
  • Além disso, a recomendação é de que o conhecimento na nova área também seja avaliado, já que ele será essencial para o sucesso da jornada profissional;
  • É preciso ainda entender quais riscos o empreendedor está disposto a enfrentar e realizar uma projeção das principais dificuldades;
  • Por fim, o trabalhador também deverá questionar a existência de um plano B capaz de auxiliar caso alguma das etapas dê errado.

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, quem deseja empreender também deve estar atento as regras para tal

No caso do MEI, por exemplo, o cidadão que se formaliza como microempreendedor deve cumprir algumas exigências estabelecidas em lei para que o seu negócio esteja regular, evitando dores de cabeça no futuro.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.