Poucas pessoas sabem deste novo golpe do PIX por ligação; veja o que é

Atenção, brasileiros: recentemente, voltou a circular uma mensagem em grupos de WhatsApp sobre um suposto “golpe do Pix” onde a “vítima” ficou com a conta bancária zerada após receber uma ligação. Veja como funciona e como não cair! 

Poucas pessoas sabem deste novo golpe do PIX por ligação; veja o que é
Imagem: Reprodução

Segundo o G1, na mensagem, a vítima diz que foi instruída a apertar o número “2” no aparelho telefone para informar se já foi vacinada, e que, supostamente, o golpista teria bloqueado e hackeado o celular dela, permitindo que fossem realizadas transferências via Pix durante o período de bloqueio. 

Porém, a mensagem é falsa. 

Entenda como funciona o suposto golpe do Pix por ligação 

A mensagem enganosa afirma:

“Hoje, infelizmente, um novo golpe! Um amigo recebeu uma ligação de 95004-1117 pedindo para pressionar 2 se tivesse sido vacinado. Quando ele pressionou, o telefone foi bloqueado e hackeado, e sua conta foi limpa com um PIX feito rapidamente.” A mensagem também alerta para o perigo de receber chamadas semelhantes, sugerindo que se deve avisar familiares e amigos sobre o “golpe da vacina”.

O site Fato ou Fake desmentiu versões similares dessa mensagem em 2022. Especialistas afirmaram que não é possível clonar um telefone ou hackeá-lo apenas pressionando um número durante uma chamada comum. A mensagem circulava também em inglês, com um número diferente, mas a informação era a mesma. 

Embora essa história seja falsa, é importante estar alerta a golpes reais que se aproveitam de temas como a vacinação para roubar dados pessoais e bancários. 

O Ministério da Saúde e empresas de segurança, como a Kaspersky, já emitiram alertas sobre fraudes relacionadas à vacinação, em que golpistas tentam obter informações para acessar contas bancárias. Portanto, sempre verifique a veracidade das mensagens antes de compartilhá-las.

Veja quais são os golpes do Pix mais comuns e como evitar cair neles

Danielle Gomes comenta sobre golpes do Pix, confira.

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile