Ovo mais barato? Governo acredita em mudança só após a páscoa e nem é promoção de chocolate

Os brasileiros já podem comemorar: o ministro Carlos Fávaro, da Agricultura e Pecuária, disse que a expectativa é que o valor dos preços dos ovos comecem a cair após a páscoa. Isso porque, segundo ele, os preços dos alimentos “já estão cedendo e vão ceder ainda mais”. 

Ovo mais barato? Governo acredita em mudança só após a páscoa e nem é promoção de chocolate
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Segundo o jornal O Globo, após reunião com Fernando Haddad, ministro da Fazenda, Fávaro disse que recebeu dados do varejo e do atacado para a carne bovina, e que no varejo, ela já caiu e já foi percebido o impacto no valor no atacado. 

Para ele, isso mostra que com o tempo de consumo, o estoque do preço antigo vai cair ainda mais. A mesma lógica está sendo percebida em outros alimentos, como os ovos, óleo de soja e feijão.

Danielle Gomes comenta sobre o aumento no preço no ovo em março, confira.

Entenda a possível queda no preço do ovo

Há uma previsão de que os preços dos ovos devem diminuir após o período da Páscoa. Segundo o ministro da Agricultura, a redução seria resultado de:

O consumo de ovos cresce entre março e abril (período da Quaresma), quando muitos cristãos deixam de comer carne e substituem por ovos. Essa maior procura pressiona os preços para cima.

Além disso, as temperaturas elevadas reduzem a produtividade das galinhas (elas botam menos ovos). Com a chegada de um clima mais ameno após abril, espera-se aumento na produção e possível queda nos preços.

Mesmo com o preço elevado no mercado interno, as exportações brasileiras de ovos cresceram significativamente: em março de 2025, foram exportadas 3.770 toneladas, um aumento de 342,2% em relação a março de 2024 (853 toneladas).

Os Estados Unidos foram o principal destino das exportações. No acumulado de janeiro a março de 2025: 



YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile