SãO PAULO (SP) — Lançada recentemente pelo Governo Federal, uma nova plataforma batizada de Contrata+Brasil deverá ajudar os MEIs do país que estão em busca de serviço.

Com o aumento do número de trabalhadores no país prestando serviço por conta própria, a plataforma traz uma série de benefícios para quem está em busca de trabalho.
Para tal, o sistema do Contrata+Brasil foi criado pelo Governo Lula e está disponível de forma gratuita.
Com o objetivo de facilitar a contratação de quem é MEI para a realização de serviços para órgãos públicos, a plataforma monta uma base de dados que fica disponível para prefeituras e governos.
Atualmente, segundo o Governo Federal, cerca de 70 mil microempreendedores já estão cadastrados na plataforma.
Quem realizar o cadastro e for escolhido para a prestação de algum serviço poderá firmar contratos de até R$ 12.545,11, segundo o portal de notícias Exame.
Saiba como se cadastrar gratuitamente na plataforma para MEI:
- Para fazer parte do sistema é preciso realizar o cadastro utilizando o login da conta Gov.BR;
- Em seguida, o MEI poderá observar as propostas de serviço que foram publicadas pelas prefeituras e governos para, em seguida, se candidatar;
- Geralmente estão disponíveis serviços como pintura, consertos hidráulicos ou manutenção de equipamentos, por exemplo;
- Todo o processo de contato é gratuito e pode ser realizado online, garantindo maior praticidade para quem é MEI;
- Em seguida, caso seja realmente selecionado, o MEI deverá firmar o contrato e prestar o serviço para em seguida ser remunerado.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o microempreendedor terá o benefício de firmar um contrato com segurança com um órgão público.
Além disso, ele também terá a vantagem de poder oferecer o seu serviço para diversas instituições ao mesmo tempo, podendo assim aumentar o seu faturamento mensal por meio das atividades realizadas.