Segunda chamada do Pé-de-Meia paga benefício de R$ 1.050; veja se seu nome está na lista

ARAGUARI, MG — O Ministério da Educação abriu inscrições para a segunda chamada do programa Pé-de-Meia, voltado ao fortalecimento da formação de futuros professores. A iniciativa é destinada a estudantes interessados em seguir carreira na docência. Desde a última segunda-feira, 7, os candidatos podem realizar o cadastro do currículo e a pré-inscrição por meio da Plataforma Freire, sistema oficial do MEC.

Segunda chamada do Pé-de-Meia paga benefício de R$ 1.050; veja se seu nome está na lista. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

O programa oferece suporte financeiro e incentivos para estimular a escolha pela licenciatura, contribuindo para suprir a demanda por educadores na rede pública. O programa Pé-de-Meia também contempla estudantes que, mesmo cumprindo os requisitos, não foram selecionados na primeira chamada. 

A nova oportunidade busca garantir acesso justo aos incentivos da iniciativa. Para participar do Pé-de-Meia, é preciso ter ingressado em um curso presencial de licenciatura pelo Sisu, Prouni ou Fies, além de ter obtido, no mínimo, 650 pontos no Enem 2024. O MEC já divulgou o resultado preliminar da primeira convocação, e os demais candidatos seguem na expectativa de novas oportunidades.

Como se inscrever na 2ª chamada do Pé-de-Meia?

  1. Acesse a Plataforma Freire, sistema oficial do MEC;

  2. Cadastre seu currículo com as informações atualizadas;

  3. Preencha corretamente seus dados pessoais;

  4. Vá até a aba do programa Pé-de-Meia Licenciaturas;

  5. Marque o termo de ciência e concordância com as regras;

  6. Informe a matrícula na instituição de ensino superior;

  7. Caso ainda não tenha efetuado a matrícula, é possível usar o CPF no lugar;

  8. Após concluir, acompanhe sua situação diretamente na plataforma;

  9. O pagamento da bolsa será feito pela Capes, até o 5º dia útil do mês seguinte ao cadastro feito pela instituição no SCBA.

 

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.