Se você tem dinheiro esquecido do PIS/Pasep, um site falso pode te fazer cair num golpe

No final de março, a Caixa Econômica começou a liberar pagamentos de até R$ 2.900 para brasileiros que já trabalharam com carteira assinada. Porém, os criminosos estão aproveitando o dinheiro esquecido no fundo para promover sites falsos e aplicar golpes nos usuários. Entenda o que está acontecendo. 

Se você tem dinheiro esquecido do PIS/Pasep, um site falso pode te fazer cair num golpe
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Segundo o jornal O Globo, uma empresa de cibersegurança identificou vários sites falsos relacionados ao PIS/Pasep. O objetivo é enganar os trabalhadores que têm valores esquecidos no sistema. Os golpistas estão usando informações sobre o saque do PIS/Pasep como isca para roubar dados pessoais e dinheiro das vítimas.

Entenda como funciona o golpe no antigo fundo do PIS/PASEP

Lila Cunha, especialista do FDR, comenta sobre o PIS/PASep.

Como não cair no golpe do antigo fundo do PIS/Pasep? 

Se cair no golpe, informe imediatamente a sua instituição financeira (caso tenha feito a transferência via PIX). Será necessário registrar um boletim de ocorrência para ajudar a polícia a rastrear e combater os cibercriminosos. Além disso, altere suas senhas de bancos, sistemas governamentais e redes sociais para garantir que sua conta não seja comprometida.

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile