SãO PAULO (SP) — Responsável por atender milhares de brasileiros, o INSS disponibiliza uma série de benefícios para os cidadãos, incluindo a aposentadoria. No entanto, o que pouca gente sabe é que diferentes modelos de aposentadoria estão disponíveis no Brasil.

Por isso, não é incomum que alguns trabalhadores sequer saibam que já podem contar com o benefício da aposentadoria do INSS.
Dessa forma, é essencial que o cidadão se mantenha atento aos seus direitos.
Atualmente, o INSS disponibiliza um importante modelo de aposentadoria que permite o descanso antecipado de alguns trabalhadores. Se trata da chamada aposentadoria especial.
Saiba como funciona o tipo de aposentadoria:
- O benefício está disponível para os trabalhadores brasileiros que exercem atividades perigosas em suas profissões;
- Caso enfrentem condições insalubres ou que oferecem riscos à saúde, os trabalhadores podem contar com a aposentadoria especial;
- Nesse modelo, o cálculo do tempo mínimo de contribuição para receber o benefício do INSS é feito de forma diferenciada;
- Assim, o trabalhador pode se aposentar a partir dos 15 anos de contribuição em sua atividade;
- No entanto, o período mínimo exigido varia de acordo com a atividade realizada;
- Para algumas profissões o tempo pode ser de 20 ou 25 anos, por exemplo.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, atualmente o trabalhador pode conferir sua situação e simular o período que falta para a aposentadoria de forma prática.
Para tal é preciso que ele utilize a conta Gov.BR para fazer login no site do Meu INSS. Ao entrar na plataforma será possível conferir os detalhes sobre o seu tempo de contribuição.
Em seguida, caso deseje ele deverá buscar pela opção de simular aposentadoria. Nesse momento será possível observar quanto tempo falta para que o benefício do INSS esteja disponível.
Vale lembrar que, caso já tenha direito, ele também poderá solicitar a liberação da aposentadoria por meio da plataforma.