Reajuste no bolso dos motoristas começa a partir de hoje (09/04); veja a lista de quem é afetado

A partir desta quarta-feira (09/04), o bolso dos motoristas que trafegam pela rodovia MS-306, no Mato Grosso do Sul, sentirá um novo impacto. As tarifas de pedágio foram reajustadas e passam a valer já nas primeiras horas do dia, afetando diretamente quem utiliza a via com frequência. O aumento inclui todas as categorias de veículos e traz valores atualizados tanto para carros de passeio quanto para veículos de carga.

Reajuste no bolso dos motoristas começa a partir de
hoje (09/04); veja a lista de quem é afetado. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A decisão de reajustar os preços foi autorizada pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS), dentro da revisão periódica prevista no contrato com a concessionária responsável. No entanto, o novo valor pesa no bolso dos motoristas, especialmente pelo fato de o reajuste ter sido pouco divulgado, pegando muitos usuários de surpresa.

Valores que vão pesar no bolso dos motoristas

Os novos preços das tarifas variam de acordo com o tipo e o número de eixos dos veículos. Confira abaixo os principais valores cobrados no pedágio da MS-306, sob concessão da Way 306:

Tipo de veículo     Nº de eixos Rodagem Valor
Automóvel, caminhonete e furgão 2 Simples 13,90
Caminhão leve, ônibus, caminhão-trato e furgão 2 Dupla 27,80
Caminhão, caminhão-trator com semirreboque e ônibus 3 Dupla 41,70
Caminhão com reboque ou caminhão-trator com semirreboque   4 Dupla 55,60
Caminhão com reboque ou caminhão-trator com semirreboque 5 Dupla 69,50
Caminhão com reboque ou caminhão-trator com semirreboque   6 Dupla 83,40
Automóvel e caminhonete com semirreboque     3 Simples 20,85
Automóvel e caminhonete com reboque     4 Simples 27,80
Motocicletas, motonetas e bicicletas motorizadas   2 Simples 6,95

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, traz detalhes sobre alerta do Detran em relação a nova multa de R$ 5 mil e suspensão da CNH.

Como funcionam os reajustes?

As alterações nas tarifas seguem regras contratuais que permitem revisões periódicas e anuais com base em indicadores econômicos e investimentos realizados. O contrato de concessão da MS-306 envolve não apenas a cobrança dos pedágios, mas também a responsabilidade da empresa por obras de manutenção e melhorias da rodovia.

Apesar disso, usuários têm cobrado mais clareza sobre como esses reajustes são calculados e quais benefícios concretos estão sendo entregues em troca das tarifas mais altas.