VITóRIA DA CONQUISTA, BA — A ANEEL deve aumentar a tarifa de energia elétrica em todo o país neste ano. Assim, a conta de luz pode ficar 3,5% mais cara. Além disso, a ativação de uma nova bandeira tarifária também pode afetar negativamente o seu bolso.

magem: Jeane de Oliveira/ FDR
A tarifa de energia elétrica pode aumentar neste ano e assim a conta de luz pode ficar 3,5% mais cara em breve. O percentual pode parecer alto, mas está abaixo da inflação projetada para o ano. Além do reajuste a ativação de uma nova bandeira tarifária também te fazer gastar mais.
Conta de luz pode ficar 3,5% mais cara
- Na última segunda-feira, 08/04, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou uma projeção de aumento de 3,5% das tarifas de energia elétrica.
- O percentual está abaixo da estimativa de inflação, medida pelo IPCA que pode chegar a 5,6% e do IGP-M de 5,1%.
- O cálculo da Agência reflete principalmente os aumentos de 2% da chamada parcela B, que engloba custos com a distribuição de energia elétrica, afirma o portal Isto é Dinheiro.
- Além dos encargos setoriais de 1,6%, com destaque para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que reúne os principais subsídios do setor.
- Por outro lado, o país passa por uma queda de 2,7% nos componentes financeiros da tarifa, puxada especialmente pela exclusão do ICMS.
Nova bandeira tarifária
- Além disso, é possível que a bandeira amarela seja acionada já no mês de abril.
- Caso isso aconteça os consumidores terão taxa extra além do consumo mensal.
- Atualmente o país está com bandeira verde acionada.
- O principal motivo desse acionamento seriam as condições desfavoráveis de geração de energia elétrica que já são esperadas para os próximos meses por causa do período seco.
- Aliado a isso está o modelo de precificação adotado no país.
Lila Cunha, especialista do FDR, explica como deixar a sua conta de luz abaixo dos R$ 50.