Criado em 2020, o Pix se popularizou entre os brasileiros. A modalidade de pagamento é utilizada por mais de 60% dos brasileiros. Porém, com a popularidade da ferramenta, os criminosos aproveitam a facilidade para aplicar golpes nos usuários. Desde o ano passado, o Pix tem uma função que livra seus usuários do golpe. Veja como usar.

Imagem: Jeane de Oliveira / FDR
Segundo a Folha de S.Paulo, os usuários do Pix poderão contestar transações diretamente pelos aplicativos bancários, de forma digital e sem necessidade de interação com o atendimento das instituições financeiras.
A funcionalidade faz parte do Mecanismo Especial de Devolução (MED) implementado pelo Banco Central, com o objetivo de aumentar a segurança do sistema e facilitar a devolução de recursos em casos de fraudes ou golpes.
Yasmin Souza, colaboradora do FDR, comenta sobre o Pix, confira.
Veja como funciona a nova função do Pix para se livrar de golpe
Os tipos de transações passíveis de contestação:
- Fraudes, golpes ou crimes relacionados ao Pix.
- Falhas em transações do Pix Automático.
- No entanto, não é aplicável em desacordos comerciais ou erros de digitação ao enviar um Pix para a pessoa errada.
Os usuários podem registrar uma contestação para transações realizadas nos últimos 80 dias. No aplicativo, será possível acompanhar o andamento do pedido, incluindo informações como prazo para resolução e possibilidade de enviar documentos complementares.
O banco informará as etapas do processo, prazos e requisitos (por exemplo, documentação adicional para comprovação da fraude). O dinheiro poderá ser devolvido em até 11 dias, caso o pedido seja aceito.
O banco notificará tanto o pagador quanto o recebedor do Pix sobre o andamento da contestação. Se a devolução for confirmada, o recebedor será informado sobre o bloqueio na conta, incluindo o valor bloqueado e o motivo do bloqueio. O pagador será notificado quando o valor for devolvido.
Em casos em que o pedido de devolução for negado, o usuário será informado de que não poderá registrar outro pedido e orientado a procurar atendimento especializado. O cliente poderá cancelar um pedido de devolução, sendo questionado antes de confirmar o cancelamento.
Outras informações estão disponíveis no FDR.