PIX ganha nova função que livra de golpe, mas pouca gente sabe como usar

Criado em 2020, o Pix se popularizou entre os brasileiros. A modalidade de pagamento é utilizada por mais de 60% dos brasileiros. Porém, com a popularidade da ferramenta, os criminosos aproveitam a facilidade para aplicar golpes nos usuários. Desde o ano passado, o Pix tem uma função que livra seus usuários do golpe. Veja como usar. 

PIX ganha nova função que livra de golpe, mas pouca gente sabe como usar
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Segundo a Folha de S.Paulo, os usuários do Pix poderão contestar transações diretamente pelos aplicativos bancários, de forma digital e sem necessidade de interação com o atendimento das instituições financeiras. 

A funcionalidade faz parte do Mecanismo Especial de Devolução (MED) implementado pelo Banco Central, com o objetivo de aumentar a segurança do sistema e facilitar a devolução de recursos em casos de fraudes ou golpes.

Yasmin Souza, colaboradora do FDR, comenta sobre o Pix, confira.

Veja como funciona a nova função do Pix para se livrar de golpe 

Os tipos de transações passíveis de contestação:

  • Fraudes, golpes ou crimes relacionados ao Pix.
  • Falhas em transações do Pix Automático.
  • No entanto, não é aplicável em desacordos comerciais ou erros de digitação ao enviar um Pix para a pessoa errada.

Os usuários podem registrar uma contestação para transações realizadas nos últimos 80 dias. No aplicativo, será possível acompanhar o andamento do pedido, incluindo informações como prazo para resolução e possibilidade de enviar documentos complementares.

O banco informará as etapas do processo, prazos e requisitos (por exemplo, documentação adicional para comprovação da fraude). O dinheiro poderá ser devolvido em até 11 dias, caso o pedido seja aceito.

O banco notificará tanto o pagador quanto o recebedor do Pix sobre o andamento da contestação. Se a devolução for confirmada, o recebedor será informado sobre o bloqueio na conta, incluindo o valor bloqueado e o motivo do bloqueio. O pagador será notificado quando o valor for devolvido.

Em casos em que o pedido de devolução for negado, o usuário será informado de que não poderá registrar outro pedido e orientado a procurar atendimento especializado. O cliente poderá cancelar um pedido de devolução, sendo questionado antes de confirmar o cancelamento.

Outras informações estão disponíveis no FDR.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).