VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Após o INSS apresentar plano de reposição da greve dos servidores, muitos enfrentam incertezas. É que os critérios e a metodologia de aplicação do plano ainda não está totalmente esclarecido. No entanto, já se sabe que os dias paralisados terão que ser compensados até dezembro deste ano. Entenda os desdobramentos dessa notícia.

(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
O Instituto Nacional do Seguro Social acabou de apresentar um plano de reposição da greve dos servidores de 2024 durante uma nova rodada da Mesa Setorial da Carreira do Seguro Social. Um dos pontos desse plano é que a compensação deve acontecer até o mês de dezembro deste ano.
No entanto, para a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) essa definição é “humanamente e tecnicamente inviável”.
INSS prepara plano de reposição da greve dos servidores de 2024
- O plano prevê que os servidores compensem os dias não trabalhados por causa da greve.
- Além de não ser possível, a federação também afirma que os servidores ainda não receberam informações claras sobre o débito que deve ser compensado, ou seja, das horas que estão pendentes ou método de cálculo.
- Segundo o portal Extra o modelo apresentado vincula as horas de reposição ao Programa de Gestão de Desempenho (PGD).
- O plano também restringiria a compensação dos servidores dos Serviços Previdenciários apenas à realização de avaliações sociais e socioprofissionais.
- A greve dos servidores do INSS em 2024 durou mais de 100 duas e aconteceu por reinvindicações salariais e de melhores condições de trabalho.
Lila Cunha, especialista do FDR, apresenta uma novidade voltada aos aposentados.