Entre 2023 e o início de 2024, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) errou ao negar 1 em cada 10 benefícios analisados. Se você, contribuinte, solicitou o benefício possuindo o direito e foi negado, você pode recorrer a decisão do órgão. Veja como!

Imagem: Jeane de Oliveira / FDR
Os dados foram divulgados por um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU). O maior número de negações de benefícios de forma indevida foi feito através das análises de servidores. Apesar disso, também há falhas cometidas pelos robôs. Veja como ter o seu benefício aprovado rapidamente.
Segundo as informações da Folha de S.Paulo, os dados mostram que houve um indeferimento indevido em 13% dos casos processados por servidores em 2023 e 10,94% que foram analisados automaticamente no ano passado.
O estudo foi feito após o TCU e outros órgãos de controle, como a Controladoria-Geral da União (CGU), após a Supertec, que faz a supervisão técnica das decisões do INSS, perceber o alto percentual de indeferimentos indevidos.
O que fazer após ter o benefício negado pelo INSS?
A partir da negativa, o segurado tem até 30 dias para apresentar o pedido de recurso. Não é necessário comparecer presencialmente a uma unidade do INSS, porém, é preciso ter todos os documentos solicitados em mãos.
Veja os canais de atendimento disponíveis:
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Meu INSS: meu.inss.gov.br
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Telefone: 135
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Aplicativo Meu INSS: Disponível no Google Play e na App Store
Confira o passo a passo para solicitar o recurso:
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Acesse o Meu INSS com o login Gov.br.
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Clique no botão “Novo Pedido”.
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Pesquise por “Recurso” clicando na lupa.
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Para recurso inicial, selecione a opção “Recurso Ordinário”.
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Informe os dados solicitados, como dados pessoais e do pedido.
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Anexe o pedido (por escrito, digitado ou em formulário) e documentos necessários, como: documentos pessoais, comprovantes de vínculo trabalhista e condições pertinentes.
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Finalize a solicitação.
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Acesse consultaprocessos.inss.gov.br com o login Gov.br para acompanhar o andamento do recurso.
O INSS tem até 30 dias corridos para analisar e dar um retorno sobre a solicitação de recurso.
Lila Cunha comenta sobre o INSS, confira.