Conta de luz vindo muito alta? saiba como economizar sem precisar de placas solares

SãO PAULO (SP) — Marcado pelo aumento da temperatura, os primeiros meses do ano também costumam levar as famílias brasileiras a gastarem mais com o consumo de energia. Nesse momento é comum que muitos consumidores busquem alternativas para economizar na conta de luz.

Conta de luz vindo muito alta? saiba como economizar sem precisar de placas solares. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Entre as opções que trazem grandes benefícios para os consumidores, um dos destaques é o uso de placas solares. No entanto, o alto custo de instalação do sistema é uma dificuldade para quem deseja economizar na conta de luz.

Porém, o que poucos brasileiros sabem é que é possível reduzir o valor da conta mesmo sem a instalação das placas solares.

Saiba como economizar na conta de luz:

  • De acordo com o portal de notícias EI Investidor, um sistema de assinatura de energia limpa pode ser uma opção para quem está em busca de um alívio na conta;
  • A modalidade permite que os consumidores usem os benefícios da energia limpa sem precisar passar pela instalação de todo o sistema;
  • Dessa forma, o valor gasto inicialmente é reduzido, trazendo importantes benefícios financeiros;
  • Para tal, é preciso firmar contrato com uma empresa que ofereça energia solar ou eólica por assinatura;
  • Nesse formato o cidadão paga pelo seu consumo e pelo uso do material gerador da energia, sem precisar de fato realizar a compra do sistema.

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, outra opção importante está disponível para o consumidor brasileiro que possui baixa renda.

Se trata do programa da Tarifa Social de energia. Disponível em todo o país, ele permite a liberação de descontos de até 65% no valor da conta de energia das famílias brasileiras.

Esse benefício está disponível atualmente de forma exclusiva para os brasileiros que fazem parte do CadÚnico do Governo Federal. Já o desconto liberado no final do mês depende do gasto que é realizado pela família de forma mensal.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.