SãO PAULO (SP) — Marcado pelo aumento da temperatura, os primeiros meses do ano também costumam levar as famílias brasileiras a gastarem mais com o consumo de energia. Nesse momento é comum que muitos consumidores busquem alternativas para economizar na conta de luz.

Entre as opções que trazem grandes benefícios para os consumidores, um dos destaques é o uso de placas solares. No entanto, o alto custo de instalação do sistema é uma dificuldade para quem deseja economizar na conta de luz.
Porém, o que poucos brasileiros sabem é que é possível reduzir o valor da conta mesmo sem a instalação das placas solares.
Saiba como economizar na conta de luz:
- De acordo com o portal de notícias EI Investidor, um sistema de assinatura de energia limpa pode ser uma opção para quem está em busca de um alívio na conta;
- A modalidade permite que os consumidores usem os benefícios da energia limpa sem precisar passar pela instalação de todo o sistema;
- Dessa forma, o valor gasto inicialmente é reduzido, trazendo importantes benefícios financeiros;
- Para tal, é preciso firmar contrato com uma empresa que ofereça energia solar ou eólica por assinatura;
- Nesse formato o cidadão paga pelo seu consumo e pelo uso do material gerador da energia, sem precisar de fato realizar a compra do sistema.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, outra opção importante está disponível para o consumidor brasileiro que possui baixa renda.
Se trata do programa da Tarifa Social de energia. Disponível em todo o país, ele permite a liberação de descontos de até 65% no valor da conta de energia das famílias brasileiras.
Esse benefício está disponível atualmente de forma exclusiva para os brasileiros que fazem parte do CadÚnico do Governo Federal. Já o desconto liberado no final do mês depende do gasto que é realizado pela família de forma mensal.