SALESóPOLIS, SP — A Caixa Econômica está oferendo um tipo de crédito de, em média, R$ 3 mil para o trabalhador de carteira assinada. O pagamento é facilitado e a vantagem é que o produto está disponível inclusive para quem tem o “nome sujo” no mercado.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
O novo empréstimo do CLT, na modalidade de consignado, ficou disponível em março. Desde então quem atua com carteira de trabalho assinada já pode procurar pelo crédito, inclusive na Caixa Econômica que promete ter a menor taxa de juros.
O valor liberado vai depender de uma série de fatores, como: quanto o trabalhador recebe de salário por mês, qual a sua estabilidade neste emprego, e até mesmo quanto possuí disponível no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
É que para dar andamento ao produto o governo deu o FGTS dos trabalhadores como garantia. Logo, caso seja demitido para honrar com o contrato o cidadão vai dar parte do seu fundo de garantia para quitar o empréstimo.
Como funciona a solicitação de crédito consignado do CLT na Caixa?
O pedido do empréstimo consignado é feito inicialmente pelo App Carteira de Trabalho Digital (CTD). Apenas a partir do dia 25 de abril os bancos, incluindo a Caixa, disponibilizarão essa oferta direto em seus canais.
Depois de informar que gostaria de receber opções de empréstimo consignado no App da CTD, os bancos vão avaliar a ficha daquele colaborador.
Em até 24 horas serão liberadas as proposta de crédito. O passo seguinte é pedir o crédito na instituição, com as seguintes condições:
- Até 35% do salário do trabalhador pode ser comprometido para o pagamento da parcela do empréstimo;
- O desconto vai acontecer na folha direto pelo sistema do eSocial;
- As taxas de juros e prazo de pagamento não foram informadas, mas deverão respeitar o comum para um consignado;
- O desconto para quitar o empréstimo será aplicado sobre as verbas rescisórias, observado o limite legal;
- O trabalhador pode usar até 10% do saldo no FGTS para garantias e ainda 100% da multa rescisória em caso de demissão.
Como fazer o pedido
- O trabalhador vai acessar o App Carteira de Trabalho Digital e fazer login;
- Clique no ícone “Empréstimo” disponível no menu;
- Agora, selecione “Simular”.
- Ao avaliar os dados do trabalhador (nome, CPF, renda e tempo de emprego) os bancos enviarão as suas propostas de empréstimo, dentro de um prazo de 24 horas;
- Feito isso, o cidadão vai conseguir escolher a opção que achar mais vantajosa fazendo a solicitação em contato direito com o banco;
- Para quem escolher a Caixa basta clicar em “Selecionar” e será aberta uma conversa via WhatsApp para dar andamento ao pedido.