SãO PAULO (SP) — Um comunicado recente realizado pelo Governo Federal pegou de surpresa milhares de brasileiros que ainda não sabem que tem dinheiro a receber. No total, mais de R$ 238 milhões foram disponibilizados.

Os recursos fazem parte do valor esquecido pelos brasileiros nos bancos ao longo dos últimos anos. Disponível para retirada, o dinheiro deve ser solicitado para depósito em conta.
Para tal, o sistema de Valores a Receber, criado pelo Banco Central, continua disponível. Por isso, quem possuía valores esquecidos em conta pode continuar realizando o pedido e a retirada.
O repasse é realizado diretamente para o cidadão que, por algum motivo, esqueceu dinheiro em uma conta do banco e não realizou o resgate ao longo dos últimos anos.
Vale lembrar que o sistema também está disponível para empresas, segundo a Agência Brasil. Dessa forma, quem conta com dinheiro esquecido em contas CNPJ também pode realizar o pedido pelo Sistema de Valores a Receber.
Outra iniciativa também libera valores a receber:
- Além do saque do dinheiro esquecido em contas corrente, outra iniciativa também permite a retirada de valores deixados em contas do antigo Fundo PIS/Pasep;
- Nesse caso a retirada está restrita aos cidadãos que contavam com a carteira de trabalho assinada entre os anos de 1971 e 1988;
- Para tal, é preciso que o cidadão realize o pedido por meio do aplicativo do FGTS, na opção abono salarial;
- Vale lembrar que é necessário ter a conta Gov.BR para entrar na plataforma e abrir a solicitação.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, os brasileiros que contam com dinheiro esquecido em contas do Fundo do PIS/Pasep tem, em média, R$ 2,8 mil para receber.
No entanto, o valor exato que será disponibilizado também deve ser consultado por meio do aplicativo do FGTS que está disponível para download gratuitamente.