SãO PAULO (SP) — O início do prazo de envio da declaração do Imposto de Renda também gera expectativa entre os contribuintes brasileiros que serão contemplados com a restituição.

No entanto, é comum que alguns cidadãos não saibam como utilizar o dinheiro que será liberado com o pagamento da restituição do Imposto de Renda.
Paga anualmente, a restituição é liberada para os contribuintes que, ao longo do ano, contribuíram com mais do que o necessário para sua faixa de renda.
Para equalizar a questão, a Receita Federal devolve a diferença entre o valor pago e o realmente devido.
Atualmente o pagamento é realizado de forma anual depois que o cidadão presta contas com o órgão federal.
Na prática, isso significa que é preciso que o contribuinte envie a declaração do Imposto de Renda para ter acesso aos valores da restituição, caso tenha direito.
Confira o calendário de pagamento da restituição do Imposto de Renda em 2025:
- 1º lote – pagamento no dia 30/05/2025;
- 2º lote – pagamento no dia 30/06/2025;
- 3º lote – pagamento no dia 31/07/2025;
- 4º lote – pagamento no dia 29/08/2025;
- 5º lote – pagamento no dia 30/09/2025.
Atualmente, segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o cidadão pode descobrir se será contemplado já no momento do envio do documento.
Isso porque, caso todas as informações tenham sido enviadas de forma correta, o sistema de Receita Federal irá informar o valor a ser liberado com a restituição do Imposto de Renda.
Para quem não possui dívidas em atraso, a recomendação de especialistas é de que o dinheiro seja usado para a construção de uma reserva de emergência.
Dependendo do valor, o montante poderá ajudar o cidadão em situações futuras como o pagamento de impostos ou outras cobranças que costumam acontecer ao longo do ano.
No entanto, para quem conta com débitos em aberto, a dica é de que o dinheiro seja usado para quitar ou pagar parte da dívida, diminuindo assim os juros ou taxas que podem ser cobrados posteriormente.