Será que você precisa pegar a restituição do IR e seguir esta recomendação? veja se é para você

SãO PAULO (SP) — O início do prazo de envio da declaração do Imposto de Renda também gera expectativa entre os contribuintes brasileiros que serão contemplados com a restituição. 

Será que você precisa pegar a restituição do IR e seguir esta recomendação? veja se é para você. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

No entanto, é comum que alguns cidadãos não saibam como utilizar o dinheiro que será liberado com o pagamento da restituição do Imposto de Renda.

Paga anualmente, a restituição é liberada para os contribuintes que, ao longo do ano, contribuíram com mais do que o necessário para sua faixa de renda.

Para equalizar a questão, a Receita Federal devolve a diferença entre o valor pago e o realmente devido. 

Atualmente o pagamento é realizado de forma anual depois que o cidadão presta contas com o órgão federal.

Na prática, isso significa que é preciso que o contribuinte envie a declaração do Imposto de Renda para ter acesso aos valores da restituição, caso tenha direito.

Confira o calendário de pagamento da restituição do Imposto de Renda em 2025:

Atualmente, segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o cidadão pode descobrir se será contemplado já no momento do envio do documento.

Isso porque, caso todas as informações tenham sido enviadas de forma correta, o sistema de Receita Federal irá informar o valor a ser liberado com a restituição do Imposto de Renda.

Para quem não possui dívidas em atraso, a recomendação de especialistas é de que o dinheiro seja usado para a construção de uma reserva de emergência.

Dependendo do valor, o montante poderá ajudar o cidadão em situações futuras como o pagamento de impostos ou outras cobranças que costumam acontecer ao longo do ano.

No entanto, para quem conta com débitos em aberto, a dica é de que o dinheiro seja usado para quitar ou pagar parte da dívida, diminuindo assim os juros ou taxas que podem ser cobrados posteriormente.

 

YouTube video player
Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile