SãO PAULO (SP) — Realizar um pedido de demissão não costuma ser uma decisão fácil a ser tomada pelo trabalhador. Por isso, é essencial que uma série de fatores sejam analisados antes da solicitação. Entre eles, o melhor dia para formalizar o pedido.

Com a mudança do mercado de trabalho, muitos brasileiros tem buscado melhores condições para exercer a profissão.
Nesse momento de transformações, alguns trabalhadores tem optado por pedir demissão para empreender ou buscar melhores oportunidades.
De acordo com o Jornal O Globo, durante o mês de janeiro deste ano, 37,9% dos desligamentos realizados aconteceram após um pedido de demissão.
Porém, quem toma a decisão de solicitar a demissão deve ficar atento a alguns detalhes. Isso porque pouca gente sabe mas existe o momento certo de realizar o pedido de demissão.
Saiba qual o melhor dia para pedir demissão:
- De acordo com especialistas, a primeira segunda-feira a partir do 15º dia do mês é o melhor dia para realizar o pedido de demissão;
- Isso porque, ao realizar o pedido nesse dia, o trabalhador já garante o pagamento do Descanso Semanal Remunerado (DSR);
- Esse pagamento é realizado depois que o trabalhador completa pelo menos uma semana de trabalho;
- Além disso, outros pagamentos precisam ser realizados em caso de pedido de demissão;
- Um deles é a liberação do 13º salário e também das férias proporcionais;
- No caso do 13º salário, por exemplo, o trabalhador passa a ter direito de receber a proporcionalidade mensal depois que cumpre pelo menos 15 dias de trabalho no mês;
- Já com relação às férias, a contagem é de 14 dias a partir da contratação;
- Ao realizar esses cálculos o trabalhador consegue garantir para si uma maior remuneração durante o momento da demissão.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, durante o mês de abril de 2025, o melhor dia para realizar o pedido será o dia 22.
Isso porque a primeira segunda-feira após o 15º dia cairá no dia 21, data em que é celebrado o Dia de Tiradentes.
Assim, ao realizar o pedido após o data, o cidadão também poderá contar com a remuneração paga pelo feriado.