Oportunidade de mudar de vida ficou para a próxima? Entenda o que foi decidido sobre o CNU

Em 2024, quase 1 milhão de pessoas realizaram a prova do Concurso Nacional Unificado (CNU) para concorrer a 6.640 vagas em 21 órgãos da Administração Pública. Com o sucesso do exame, muitos brasileiros criaram expectativas para novas edições nos próximos anos. Veja o que se sabe até o momento. 

Oportunidade de mudar de vida ficou para a próxima? Entenda o que foi decidido sobre o CNU
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Para o próximo ano (2026), infelizmente, a notícia não é positiva: a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, confirmou que não haverá edição do concurso público por causa das restrições impostas pela legislação eleitoral. 

Isso porque os resultados precisam ser homologados antes dos três meses que antecedem as eleições, o que acabou inviabilizando a prova em 2026.

No entanto, o governo está preparando a segunda edição do CNU ainda para 2025. A expectativa é que o edital seja lançado até junho, segundo as informações do InfoMoney, e as provas aplicadas em agosto. Por isso, se você deseja mudar de vida ou carreira profissional, essa é uma boa oportunidade. 

Veja quais são as mudanças para a segunda edição do CNU, que deve ser realizada em 2025

  • Código de barras no cartão-resposta: a principal mudança será a substituição do preenchimento de bolinhas com caneta preta pelo uso de código de barras, o que visa evitar erros de identificação e garantir maior precisão na leitura das provas.

  • Edital unificado por blocos: a segunda edição do CNU terá um único edital unificado, dividido por blocos temáticos, facilitando o acesso às informações pelos candidatos, ao contrário da primeira edição, que teve oito editais separados.

  • Duas novas carreiras de nível superior serão incluídas: 1. Analista Técnico de Justiça e Defesa; 2. Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico
    Essas carreiras poderão atuar em diversos órgãos e entidades da administração pública federal.

  • Projeções e banca organizadora: o termo de referência para a escolha da banca organizadora será publicado em abril, e a lista definitiva de órgãos e cargos participantes está em fase de finalização.

Danielle Gomes, especialista do FDR, comenta sobre outras oportunidades para mudar de vida e receber mais. Confira nesta matéria.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).