SãO PAULO (SP) — A atualização anunciada recentemente pelo Governo Federal no sistema do CadÚnico tem gerado uma série de dúvidas entre os cidadãos que estão inscritos no cadastro.

Principal porta de entrada para uma série de benefícios sociais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o CadÚnico foi atualizado e modernizado.
Com a mudança, muitos beneficiários dos programas sociais se perguntam se será preciso realizar o recadastramento ou atualização dos dados.
No entanto, segundo o comunicado oficial emitido pelo Governo Federal, os dados que já constavam no sistema foram automaticamente transferidos para o novo CadÚnico.
Assim, as famílias que já estavam com o cadastro devidamente atualizado não precisarão se preocupar com a realização de um novo procedimento.
Porém, para as famílias que ainda não realizaram a atualização do cadastro, a atualização é essencial. O procedimento deve ser realizado a cada dois anos em uma unidade do CRAS.
Confira outros detalhes sobre o novo CadÚnico:
- De acordo com o Governo Federal, a atualização foi realizada com o objetivo de oferecer mais segurança, agilidade e integração de dados;
- Agora, o sistema estará integrado ao banco de dados de outros órgãos como a Receita Federal, por exemplo;
- Dessa forma, será possível realizar um melhor monitoramento das informações de cada grupo familiar;
- Já o processo de inscrição no CadÚnico também foi atualizado;
- Agora, será preciso que o CPF de todos os membros do grupo familiar seja informado no momento do cadastro;
- O documento passará ser obrigatório também no momento da atualização cadastral;
- Por enquanto, ainda não será exigida a biometria para nenhuma das etapas da inscrição no CadÚnico;
- Vale lembrar ainda que é preciso que o cidadão esteja com o CPF regular para fazer parte do cadastro.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, vale lembrar que o cidadão que possui dívidas em seu nome não fica o CPF como irregular.
Apenas outras questões como divergência de dados ou falta de comparecimento nas eleições, entre outras situações, podem levar a irregularidade no documento.