SãO PAULO (SP) — Principal porta de entrada para a liberação de uma série de benefícios para os brasileiros, o CadÚnico está passando por atualizações.

O cadastro nacional que reúne as informações sobre os beneficiários de importantes programas sociais como o Bolsa Família e o BPC (Benefício de Prestação Continuada) está sendo atualizado pelo Governo Federal.
As mudanças estão sendo realizadas em toda a base de dados disponível no país. Segundo o Governo Lula, o processo de modernização do CadÚnico trará uma série de benefícios para os cidadãos.
Confira as principais mudanças do CadÚnico para o ano de 2025:
- De acordo com o Governo Federal, a atualização e modernização estão sendo realizadas especialmente com o objetivo de combater fraudes nas inscrições;
- Para tal, o sistema passará a ser integrado, permitindo o cruzamento de dados com outras instituições;
- A medida trará benefícios para os cidadãos, já que o preenchimento de informações do cadastro, por exemplo, poderá ser realizado até mesmo de forma automática;
- A expectativa é de que isso reduza erros nos dados pessoais dos beneficiários, por exemplo;
- Além disso, segundo o portal de notícias Exame, os processos também serão agilizados.
“O novo cadastro é uma grande entrega. Ele vai facilitar a vida de quem faz o cadastramento, mas principalmente a vida de quem vai se cadastrar, porque tornará o cadastramento e a atualização de dados sempre mais rápidos e mais ágeis”, afirmou a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS, Letícia Bartholo.
- No entanto, vale lembrar que apesar da série de mudanças que estão sendo realizadas, o cidadão que já faz parte do cadastro não precisará se preocupar;
- Isso porque os dados que já constavam no sistema foram transferidos automaticamente para o novo CadÚnico;
- Assim, quem estava com o cadastro atualizado não deverá ter que comparecer até uma unidade do CRAS para regularizar a situação.
Porém, segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, é essencial que o cidadão que está inserido no cadastro realize a atualização dos dados do CadÚnico de forma periódica.
A lei brasileira exige que essa atualização seja realizada a cada 24 meses, ou dois anos.
Vale lembrar que o processo é obrigatório e, caso não seja realizado, poderá levar até mesmo a suspensão do pagamento de benefícios em alguns casos.