Boa noticia! O INSS prorrogou a antecipação de benefícios no RS

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Agora os valores estarão disponíveis até o dia 30 de maio. Assim as famílias atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul ainda podem pedir a antecipação do benefício do INSS. O Instituto Nacional do Seguro Social informou que cerca de 130 mil famílias poderão ser atendidas pela medida.

Boa notícia! O INSS prorrogou a antecipação de benefícios no RS
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

As famílias que tiveram prejuízos pelas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul ainda podem pedir a antecipação do benefício do INSS. A prorrogação deve ajudar quem ainda não pediu o depósito. Ao todo cerca de 130 mil famílias podem receber os recursos antes do calendário oficial.

Mas, atenção, a antecipação vai ser liberada apenas para quem mora em uma das cidades com estado de calamidade pública decretado em 2024.

INSS prorrogou a antecipação de benefícios no RS

  • O Instituto Nacional do Seguro Social prorrogou por mais 60 dias o prazo de solicitação da antecipação dos benefícios assistencial do INSS.
  • A medida e válida apenas para as famílias afetadas pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024.
  • Sendo assim, elas poderão pedir o pagamento antecipado até 30 de maio.
  • Ao todo 130 mil famílias que moram em cidades gaúchas poderão sacar seus benefícios antes do calendário oficial.
  • Segundo o INSS a antecipação deve movimentar aproximadamente R$ 161 milhões.
  • O Instituto ainda acrescentou que o pagamento será liberado apenas para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) destinado a idosos e pessoas com deficiência ou com renda mensal vitalícia por idade ou incapacidade.

Os valores já estão disponíveis na instituição financeira responsável pelo seu benefício.

Após receber a antecipação o valor será descontado em 36 parcelas fixas, sem juros ou correção monetária.

“O INSS é o operacionalizador dos Benefícios de Prestação Continuada, o BPC-Loas, tanto para idosos quanto para pessoas com deficiência. É importante a gente ressaltar que esse pagamento que está sendo disponibilizado é semelhante a um empréstimo porque na realidade é a antecipação de mais um salário. O segurado é quem decide se quer ou não esse valor. Essa é mais uma ação do Governo Federal que pode ajudar a minimizar os prejuízos das pessoas que tiveram muitas perdas materiais com as enchentes que ocorreram em 2024”, explica o superintendente regional Sul do INSS, Alberto Alegre.

Lila Cunha, especialista do FDR, alerta para os benefícios que vão passar pela revisão em breve.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.