Não caia no golpe! IBGE Alerta sobre Fake News na coleta de dados

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Atenção, o IBGE alerta sobre Fake News que tem atrapalhado a coleta de dados e até aumentado os gastos com a ação. OS servidores estão fazendo visitas domiciliares em todo o país, inclusive no início da noite, fins de semana e até feriado. Entenda melhor a ação do Instituto e como colaborar com ela.

Não caia no golpe! IBGE alerta sobre Fake News na coleta de dados
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apresentou um balanço parcial da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) na última sexta-feira, 04/04. Durante a cerimonia o IBGE alerta sobre Fake News que tem atrapalhado o levantamento dos dados.

As informações são importantes e só podem ser coletadas diretamente com o cidadão, sendo assim as notícias falsas levam a população a se recusarem a participar.

IBGE alerta sobre Fake News na coleta de dados

  • Para levantar os dados os pesquisadores estão fazendo visitas no fim da tarde, aos finais de semana e até aos feriados.
  • O grande problema é que uma falsa notícia tem se espalhado e feito com que a população se recuse a receber os servidores.
  • Segundo essas postagens em redes sociais a visita fora do horário comercial seria uma tentativa de fraude, o que não é verdade, alerta o IBGE.
  • Inclusive, essas visitas em horários diferentes são uma das ações dos pesquisadores para se adaptarem à rotina dos brasileiros e assim conseguir encontrá-los em casa.

“O pesquisador tem que fazer tentativas no início da noite, fim de semana e até feriado para conseguir fazer as entrevistas”, disse a coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios, Adriana Beringuy, segundo a Agência Brasil.

Acompanhamento por agentes

Os domicílios participantes da amostra são acompanhados presencialmente e eletronicamente pelos pesquisadores por nove dias. Assim, se um dos servidores informar sobre esse acompanhamento, não estranhe, ele faz parte da pesquisa.

Você pode confirmar a identidade do pesquisador através do site respondendo.ibge.gov.br.

Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre as Fakes News no Brasil.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.