VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Atenção, o IBGE alerta sobre Fake News que tem atrapalhado a coleta de dados e até aumentado os gastos com a ação. OS servidores estão fazendo visitas domiciliares em todo o país, inclusive no início da noite, fins de semana e até feriado. Entenda melhor a ação do Instituto e como colaborar com ela.

(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apresentou um balanço parcial da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) na última sexta-feira, 04/04. Durante a cerimonia o IBGE alerta sobre Fake News que tem atrapalhado o levantamento dos dados.
As informações são importantes e só podem ser coletadas diretamente com o cidadão, sendo assim as notícias falsas levam a população a se recusarem a participar.
IBGE alerta sobre Fake News na coleta de dados
- Para levantar os dados os pesquisadores estão fazendo visitas no fim da tarde, aos finais de semana e até aos feriados.
- O grande problema é que uma falsa notícia tem se espalhado e feito com que a população se recuse a receber os servidores.
- Segundo essas postagens em redes sociais a visita fora do horário comercial seria uma tentativa de fraude, o que não é verdade, alerta o IBGE.
- Inclusive, essas visitas em horários diferentes são uma das ações dos pesquisadores para se adaptarem à rotina dos brasileiros e assim conseguir encontrá-los em casa.
“O pesquisador tem que fazer tentativas no início da noite, fim de semana e até feriado para conseguir fazer as entrevistas”, disse a coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios, Adriana Beringuy, segundo a Agência Brasil.
Acompanhamento por agentes
Os domicílios participantes da amostra são acompanhados presencialmente e eletronicamente pelos pesquisadores por nove dias. Assim, se um dos servidores informar sobre esse acompanhamento, não estranhe, ele faz parte da pesquisa.
Você pode confirmar a identidade do pesquisador através do site respondendo.ibge.gov.br.
Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre as Fakes News no Brasil.