Não caia no golpe! IBGE Alerta sobre Fake News na coleta de dados

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Atenção, o IBGE alerta sobre Fake News que tem atrapalhado a coleta de dados e até aumentado os gastos com a ação. OS servidores estão fazendo visitas domiciliares em todo o país, inclusive no início da noite, fins de semana e até feriado. Entenda melhor a ação do Instituto e como colaborar com ela.

Não caia no golpe! IBGE alerta sobre Fake News na coleta de dados
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apresentou um balanço parcial da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) na última sexta-feira, 04/04. Durante a cerimonia o IBGE alerta sobre Fake News que tem atrapalhado o levantamento dos dados.

As informações são importantes e só podem ser coletadas diretamente com o cidadão, sendo assim as notícias falsas levam a população a se recusarem a participar.

IBGE alerta sobre Fake News na coleta de dados

  • Para levantar os dados os pesquisadores estão fazendo visitas no fim da tarde, aos finais de semana e até aos feriados.
  • O grande problema é que uma falsa notícia tem se espalhado e feito com que a população se recuse a receber os servidores.
  • Segundo essas postagens em redes sociais a visita fora do horário comercial seria uma tentativa de fraude, o que não é verdade, alerta o IBGE.
  • Inclusive, essas visitas em horários diferentes são uma das ações dos pesquisadores para se adaptarem à rotina dos brasileiros e assim conseguir encontrá-los em casa.

“O pesquisador tem que fazer tentativas no início da noite, fim de semana e até feriado para conseguir fazer as entrevistas”, disse a coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios, Adriana Beringuy, segundo a Agência Brasil.

Acompanhamento por agentes

Os domicílios participantes da amostra são acompanhados presencialmente e eletronicamente pelos pesquisadores por nove dias. Assim, se um dos servidores informar sobre esse acompanhamento, não estranhe, ele faz parte da pesquisa.

Você pode confirmar a identidade do pesquisador através do site respondendo.ibge.gov.br.

Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre as Fakes News no Brasil.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Novaes é Bacharel em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e redatora especializada em economia popular, programas sociais e finanças pessoais, com foco em traduzir temas complexos para o dia a dia do brasileiro. Atua na produção de notícias e guias práticos sobre INSS, Bolsa Família, PIS/Pasep, FGTS, Imposto de Renda e oportunidades de renda extra, sempre com base em informações oficiais e atualizações verificadas. 📧Contato editorial: jamillepereira@gridmidia.com