Atenção, segurados da previdência social: o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou o prazo para o saque de antecipação dos benefícios assistenciais por 60 dias. No entanto, não são todos os beneficiários do país que serão contemplados com a medida. Veja qual é o estado!
Imagem: FDR
A antecipação é destinada aos residentes em municípios do Rio Grande do Sul que foram atingidos pelas enchentes em maio de 2024. Anteriormente, os segurados tinham 31/03 como data limite para solicitar o valor disponibilizado. Agora, eles têm até 30 de maio.
Segundo o Governo Federal, cerca de 130 mil famílias gaúchas que moravam nas cidades afetadas poderão ser beneficiadas com a antecipação. A medida deve aumentar pelo menos R$161 milhões na economia do Rio Grande do Sul.
Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos e pessoas com deficiência com renda mensal vitalícia por idade ou incapacidade, são o público-alvo da medida que garante a antecipação. Os valores ficarão disponíveis para saque nas instituições financeiras onde eles recebem o auxílio.
Porém, antes de pedir a antecipação, os gaúchos precisam entender que esse valor antecipado será descontado em 36 parcelas fixas, sem juros ou correção monetária. Os descontos começarão a ser feitos após 3 meses do saque.
Laura Alvarenga comenta sobre o BPC, confira.
Relembre a tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul em 2024
De acordo com a CNN Brasil, tudo começou em 27 de abril, quase há um ano. A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta sobre a possibilidade de chuva forte e ventos, mas o tom do aviso não foi suficiente para preparar a população para os danos que ocorreriam nos dias seguintes. Durante a tempestade, Porto Alegre registrou 43 milímetros de chuva em 6 horas.
O mês de maio de 2024 foi o mês mais chuvoso na história de Porto Alegre, com 539,9 milímetros de chuva. A quantidade fez com que o Rio Guaíba atingisse 5,37 metros no pico da cheia, submergindo partes da cidade, incluindo áreas importantes para o estado como os estádios de futebol do Internacional e do Grêmio, a rodoviária e o aeroporto Salgado Filho.
2,3 milhões de pessoas foram afetadas pela chuva em 471 municípios e cerca de 79 mil pessoas ficaram desabrigadas. As enchentes provocaram a morte de 183 pessoas no estado.