Grupo inédito de idosos é excluído do calendário do 13º salário do INSS; saiba quem tem direito

ARAGUARI, MG — O pagamento do 13º salário do INSS em 2025 não será para todos os beneficiários, o que já levanta preocupações entre segurados. A exclusão atinge um público específico e sensível. Entre os que ficam de fora do cronograma, estão os beneficiários do BPC, que mesmo recebendo assistência mensal, não têm direito à gratificação extra.

Grupo inédito de idosos é excluído do calendário do 13º salário do INSS; saiba quem tem direito. Imagem: FDR

Essa limitação afeta diretamente idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade, que dependem do benefício para suprir necessidades básicas. Embora o BPC assegure um salário mínimo mensal, os beneficiários não têm acesso ao 13º salário do INSS. Essa diferença levanta dúvidas entre quem depende da assistência social.

O motivo da exclusão do 13º salário do INSS está na natureza do BPC, que é um benefício assistencial. Ou seja, não exige contribuição prévia ao sistema previdenciário. Destinado a idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade, o Benefício de Prestação Continuada foca na proteção social, mas não oferece gratificações extras como o abono anual.

Quais são as chances deste grupo receber o 13º salário do INSS no futuro?

Embora haja propostas em debate no Congresso Nacional, como o PL 4439/2020, ainda não há autorização para que beneficiários do BPC recebam o 13º salário do INSS. A pauta segue em análise. Com isso, em 2025, permanece a exclusão desse grupo do abono salarial, conforme estabelecido pelas atuais normas do Instituto.

Nenhuma mudança foi oficialmente aprovada. Enquanto isso, os segurados assistenciais continuam sem acesso ao abono natalino, apesar das expectativas criadas em torno de possíveis alterações na legislação.

Quem tem direito ao 13º salário do INSS em 2025?

  • Têm direito à antecipação do 13º salário do INSS os beneficiários que foram contemplados com pagamentos regulares da Previdência Social durante o período.

  • Estão incluídos os aposentados, pensionistas e aqueles que receberam auxílio por incapacidade temporária, como parte do suporte oferecido pelo INSS.

  • Também têm direito ao abono os segurados que receberam auxílio-acidente, benefício voltado a quem teve sequelas permanentes que reduziram a capacidade de trabalho.

  • Pessoas que foram contempladas com pensão por morte ou auxílio-reclusão ao longo do ano também estão entre os grupos que receberão a antecipação.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.