Comunicado importante para nascidos em novembro e dezembro que recebem Pé-de-Meia

SALESóPOLIS, SP — Os nascidos nos meses de novembro e dezembro que têm direito ao pagamento do Pé-de-Meia finalmente foram beneficiados. Eles devem estar atentos ao processo de saque do seu benefício no valor de R$ 200. 

pé de meia
Comunicado importante para nascidos em novembro e dezembro que recebem Pé-de-Meia
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Começou no dia 31 de março o primeiro pagamento do Pé-de-Meia relativo ao ano de 2025. O depósito é relativo ao incentivo pela matrícula, quer dizer, paga o benefício para quem continuou matriculado no Ensino Médio ou deu início a esse ciclo. 

A partir do próximo mês começa a ser liberado o benefício pela frequência escolar, quando os alunos recebem os mesmos R$ 200 por frequentarem no mínimo 85% das aulas por mês. 

O programa renovou a participação daqueles que já recebiam o incentivo e passaram para o 2º e o 3º ano. E incluiu automaticamente os novos estudantes que foram matriculados no 1º ano do Ensino Médio. 

Calendário de pagamentos do Pé-de-Meia em março 

Hoje (7) recebem o pagamento do Pé-de-Meia os estudantes que nasceram nos meses de novembro ou dezembro

A quantia é depositada no Caixa Tem em nome do estudante, ou seja, mesmo que seja menor de 18 anos o valor será transferido para a poupança em seu nome. 

Segundo o governo, para o estudante contemplado que for menor de idade será necessário que o responsável legal realize o consentimento e autorize o estudante a movimentar a conta. 

Esse consentimento poderá ser feito pelo aplicativo Caixa Tem ou em uma agência bancária da Caixa. Se o aluno tiver 18 anos ou mais, a conta já estará desbloqueada para utilização do valor recebido.    

Mês de nascimento  

Data de recebimento da parcela  

Janeiro e fevereiro  

31/3  

Março e abril  

1/4  

Maio e junho  

2/4  

Julho e agosto  

3/4  

Setembro e outubro  

4/4  

Novembro e dezembro  

7/4 

Quem tem direito ao Pé-de-Meia este ano?

Para receber o Pé-de-Meia em 2025 será preciso atender aos seguintes critérios:

  • Estar matriculado no ensino médio regular das redes públicas e ter entre 14 e 24 anos de idade ou estar matriculado na educação de jovens adultos (EJA) das redes públicas, com idade entre 19 e 24 anos;
  • Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular;
  • Fazer parte de uma família que tenha se inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até 7 de fevereiro de 2025, com renda média por pessoa de até meio salário mínimo. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com