O que ninguém conta sobre a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025; confira os riscos

A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025, liberada pela Receita Federal, promete facilitar a vida dos contribuintes, mas é preciso estar atento aos possíveis erros. Informações incorretas, desatualizadas ou divergentes podem gerar problemas com o Fisco, resultando em multas e outras penalidades.

O que ninguém conta sobre a declaração pré-preenchida do
Imposto de Renda 2025; confira os riscos. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Embora a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 seja uma ferramenta útil, é fundamental que os contribuintes revisem cuidadosamente todas as informações antes de enviar o documento. A Receita Federal, por sua vez, alerta que não se responsabiliza pelos dados fornecidos por terceiros, como bancos e empregadores.

Principais riscos da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025

Especialistas, ouvidos pela CNN, apontam que os erros mais comuns incluem rendimentos não informados, deduções incompletas, inconsistências na declaração de dependentes e omissão de bens e direitos. Esses problemas podem levar o contribuinte à malha fina, exigindo correções futuras e possíveis penalizações.

A Receita Federal esclarece que os dados preenchidos automaticamente na declaração pré-preenchida são responsabilidade das fontes pagadoras e que sua função é apenas intermediar essas informações para o contribuinte.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, ensina a emitir sua declaração pré-preenchida para otimizar o seu tempo.

Como corrigir os erros?

Quem precisa declarar?

 

YouTube video player
Yasmin SouzaYasmin Souza
Jornalista com experiência em redação, gestão de redes sociais e SEO.
Sair da versão mobile