Atenção, aposentados e pensionistas: o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o prazo para o saque dos benefícios. Caso não seja retirado durante o tempo, o órgão pode suspender os benefícios. Assim, os beneficiários correm o risco de ficar sem o dinheiro. Veja o que pode acontecer se você passar do prazo.

Imagem: Jeane de Oliveira
Para oferecer uma medida de segurança e evitar o pagamento indevido, além de tentativas de fraude, o Governo Federal e o INSS criaram um prazo para que o pagamento das aposentadorias e pensionistas sejam sacados: 60 dias após a disponibilização do benefício.
Caso a quantia não seja retirada pelo beneficiário, ela será devolvida pelo banco ao INSS. E eles só voltarão a receber o benefício quando regularizarem a situação. As informações são do próprio Governo Federal.
Como regularizar o meu pagamento do INSS após perder o prazo de saque?
Solicitar pelo Meu INSS:
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Acesse o Meu INSS (site ou aplicativo);
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Faça o login com CPF e senha.
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Procure o serviço “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido” e siga as instruções.
Solicitar pela Central Telefônica 135:
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Ligue para o telefone 135 de segunda a sábado, das 7h às 22h.
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A ligação é gratuita, tanto de telefones fixos quanto de celulares.
Como evitar o bloqueio do benefício do INSS?
Segundo o Investidor, para evitar o bloqueio é necessário:
- É importante retirar o benefício dentro do prazo determinado para evitar a suspensão dos pagamentos.
- Atualize regularmente informações como endereço e telefone de contato para garantir que o INSS consiga se comunicar com o beneficiário.
- Consulte o Meu INSS ou entre em contato com a central de atendimento 135 para verificar se há pendências ou situações que possam levar ao bloqueio.
- Se houver dificuldades para sacar o benefício, procure o banco pagador ou entre em contato diretamente com o INSS para resolver o problema rapidamente.