VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O Cadastro Único é a principal porta de entrada para programas sociais, como o Bolsa Família, BPC e Auxílio-gás. Por isso além de manter os dados atualizados você também precisa saber sobre as últimas mudanças, pois agora o CadÚnico está mais moderno.

pontos de atualização
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
O Governo Federal acaba de anunciar que o CadÚnico está mais moderno após as últimas atualizações. Por outro lado, as informações continuarão sendo usadas para seleção de pessoas em programas sociais. Sendo assim, é bom entender o que mudou e como você vai ser afetado.
Inclusive, o CadÚnico já é usado tanto pelos estados, quanto pelos municípios que oferecem programas sociais para as famílias de baixa renda. Para ajudar a população a entender melhor o MDS respondeu algumas perguntas importantes, que o FDR apresenta agora.
A família que já está inscrita no Cadastro Único precisa atualizar o seu cadastro?
Não, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social as famílias não vão precisar atualizar o CadÚnico. As informações vão migrar automaticamente do antigo sistema para o novo.
O prazo para atualizar o cadastro da família mudou?
O prazo continua sendo de 24 meses, ou seja, dois anos. Ou ainda a qualquer momento se alguma informação da família mudar.
Quais documentos são necessários para se inscrever no Cadastro Único?
Agora o CPF será a chave para a identificação do cidadão no Cadastro Único, ou seja, para se cadastrar será necessário ter o documento. Com isso o número NIS deixa de ser a identificação das pessoas cadastradas, sendo que o número demora 72h para sair.
No entanto, a base de dados vai continuar registrando o número NIS dos cidadãos. Para se cadastrar a família deve ter em mãos:
- CPF;
- RG;
- Certidão de Nascimento;
- Comprovante de residência (conta de luz, água ou declaração de moradia).
Como funciona a atualização para quem recebe o Bolsa Família?
A atualização das famílias que recebem o Bolsa Família e das que não recebem deve ser feita da mesma forma.
Pessoas que moram sozinhas podem se cadastrar?
Sim, mas o registro deve ser feito na casa da pessoa, isso acontece porque o MDS agora realiza uma visita domiciliar para quem se cadastra como família unipessoal no programa.
pontos de atualização
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Posso fazer o cadastro ou atualização pelo celular?
Não, o formulário do CadÚnico deve ser preenchido pessoalmente no CRAS pelo entrevistador social.
“Em áreas rurais e comunidades isoladas, as equipes com entrevistadores sociais do Cadastro Único podem realizar busca ativa e mutirões de cadastramento e fazer o cadastro em tablets e celulares, com formulário offline para registrar os dados que serão inseridos, posteriormente, na base de dados do Cadastro Único”, explica o MDS.
Como o novo sistema combate fraudes?
O Novo CadÚnico tem uma plataforma integrada que conta com:
- Sistema de entrada e alimentação de dados;
- Sistema de capacitação de operadores;
- Sistema de gestão de riscos e monitoramento de fraudes;
- Sistema de gestão de acessos; e sistema de relatórios analíticos.
Assim a incorporação de informações deve ser mais rápida, inclusive, na implementação os dados de renda e dos benefícios já foram incluídos.
Vai ter biometria no cadastro?
Não. Os procedimentos de cadastramento seguem os mesmos.
Por fim, o MDS informou que o sistema vai bloquear os CPFs que estiverem com irregularidades.