Serasa alerta: Metade dos brasileiros sofreu fraude em 2024; veja a solução

No último ano, mais da metade dos brasileiros sofreram com algum tipo de fraude. E neste número, pelo menos 54,2% tiveram prejuízos financeiros derivados dessas fraudes. Veja o que fazer ao identificar fraudes nas suas contas bancárias e cartões de crédito. 

Serasa alerta: Metade dos brasileiros sofreu fraude em 2024; veja a solução
Imagem: Reprodução

 

As informações foram divulgadas na última terça-feira (25/03) pela Serasa Experian. E de acordo com a pesquisa, o principal tipo de golpe aplicado foi o uso indevido dos cartões de crédito. 

Logo depois, o pagamento de boletos falsos ou transações fraudulentas via Pix, além do phishing, emails ou mensagens que acabam causando o roubo de dados da vítima. 

Yasmin Souza, colaboradora do FDR, comenta sobre o Serasa.

Entenda as fraudes sofridas pelos brasileiros em 2024

Segundo o Poder360, o Serasa Experian identificou: 

  • O uso indevido de cartões de crédito: 47,9% dos casos;

  • Pagamento de boletos falsos ou transações fraudulentas via Pix: 32,8%.

  • Phishing (e-mails ou mensagens fraudulentas para roubo de dados): 21,6%;

  • O levantamento apontou que a maior parte teve prejuízo entre R$ 100 e R$ 1 mil;

  • Um total de 877 pessoas entrevistadas, com idades entre 18 e 65 anos, nas cinco regiões do Brasil.

Como se proteger de fraudes? 

  • Não compartilhe os dados do seu cartão (como o CVV) por telefone ou mensagem. Mantenha essas informações sempre protegidas.

  • Ao utilizar seu cartão em um estabelecimento, sempre mantenha-o à vista. Não o deixe desacompanhado, pois ele pode ser fotografado ou copiado.

  • Para aumentar a segurança nas compras pela internet, utilize cartões de crédito virtuais. Esses cartões oferecem um número temporário e exclusivo para cada transação.

Proteja suas informações pessoais. Os fraudadores podem obter dados através de suas informações pessoais, como telefone e e-mail. Para evitar vazamentos, siga estas dicas:

  • Utilize senhas fortes e únicas para suas contas de e-mail, redes sociais, sites de compras e aplicativos bancários.

  • Proteja a conta do seu celular: a conta do celular é frequentemente usada para autenticação e recuperação de senhas. Por isso, é essencial manter uma senha segura para ela também.

Outras informações estão disponíveis no FDR.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).