No último ano, mais da metade dos brasileiros sofreram com algum tipo de fraude. E neste número, pelo menos 54,2% tiveram prejuízos financeiros derivados dessas fraudes. Veja o que fazer ao identificar fraudes nas suas contas bancárias e cartões de crédito.

Imagem: Reprodução
As informações foram divulgadas na última terça-feira (25/03) pela Serasa Experian. E de acordo com a pesquisa, o principal tipo de golpe aplicado foi o uso indevido dos cartões de crédito.
Logo depois, o pagamento de boletos falsos ou transações fraudulentas via Pix, além do phishing, emails ou mensagens que acabam causando o roubo de dados da vítima.
Yasmin Souza, colaboradora do FDR, comenta sobre o Serasa.
Entenda as fraudes sofridas pelos brasileiros em 2024
Segundo o Poder360, o Serasa Experian identificou:
-
O uso indevido de cartões de crédito: 47,9% dos casos;
-
Pagamento de boletos falsos ou transações fraudulentas via Pix: 32,8%.
-
Phishing (e-mails ou mensagens fraudulentas para roubo de dados): 21,6%;
-
O levantamento apontou que a maior parte teve prejuízo entre R$ 100 e R$ 1 mil;
-
Um total de 877 pessoas entrevistadas, com idades entre 18 e 65 anos, nas cinco regiões do Brasil.
Como se proteger de fraudes?
-
Não compartilhe os dados do seu cartão (como o CVV) por telefone ou mensagem. Mantenha essas informações sempre protegidas.
-
Ao utilizar seu cartão em um estabelecimento, sempre mantenha-o à vista. Não o deixe desacompanhado, pois ele pode ser fotografado ou copiado.
-
Para aumentar a segurança nas compras pela internet, utilize cartões de crédito virtuais. Esses cartões oferecem um número temporário e exclusivo para cada transação.
Proteja suas informações pessoais. Os fraudadores podem obter dados através de suas informações pessoais, como telefone e e-mail. Para evitar vazamentos, siga estas dicas:
-
Utilize senhas fortes e únicas para suas contas de e-mail, redes sociais, sites de compras e aplicativos bancários.
-
Proteja a conta do seu celular: a conta do celular é frequentemente usada para autenticação e recuperação de senhas. Por isso, é essencial manter uma senha segura para ela também.
Outras informações estão disponíveis no FDR.