Neste ano, a declaração do Imposto de Renda 2025 foi iniciada em 17 de março. Desde então, a Receita Federal já recebeu mais de 4 milhões de declarações. Isso porque, muitos acreditam que ao entregar o quanto antes, podem ser beneficiados com a antecipação da restituição. Veja se a informação é verdadeira e o que se deve fazer.

Imagem: FDR
Segundo o InfoMoney, declarar o Imposto de Renda logo no início do prazo pode ajudar a receber a restituição nos primeiros lotes, mas não garante que o contribuinte será incluído neles.
O primeiro lote de restituição será disponibilizado em 30 de maio e o último em 30 de setembro, com a possibilidade de ser ajustado conforme o calendário da Receita Federal.
Yasmin Souza, especialista do FDR, comenta sobre a Receita Federal, confira.
Entenda sobre a antecipação da restituição do Imposto de Renda 2025
A antecipação de declaração pode valer a pena para aqueles brasileiros que querem agilizar a restituição, porém, é preciso entender que declarar cedo não garante um lote mais rápido. O pagamento depende de diversos fatores, incluindo a ordem dos lotes e a situação fiscal do contribuinte.
A partir desta terça-feira, 1º de abril, a Receita Federal oferecerá a função de pré-preenchimento, permitindo uma entrega mais rápida para quem opta por essa funcionalidade. O preenchimento pré-preenchido pode reduzir erros e acelerar a análise da declaração, mas não garante a restituição mais cedo.
Alguns bancos oferecem a antecipação da restituição de Imposto de Renda, permitindo que o contribuinte receba o valor antes mesmo dos lotes serem liberados pela Receita Federal. Essa antecipação funciona como um empréstimo pessoal com taxas de juros que variam de 1,78% a 5% ao mês.
No entanto, uma avaliação de risco do banco será feita e taxas adicionais poderão ser aplicadas. O pagamento do empréstimo é feito quando a restituição é creditada ou no final do prazo do contrato, que pode ser até janeiro de 2026.
Quais são os critérios de prioridade no recebimento da restituição do IRPF?
A Receita Federal dá prioridade no pagamento da restituição para:
-
Idosos com 80 anos ou mais.
-
Idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e pessoas com doenças graves.
-
Professores.
-
Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e escolheram PIX para receber a restituição.
-
Demais contribuintes.