SãO PAULO (SP) — Direito de alguns trabalhadores brasileiros, a aposentadoria especial do INSS permite que o cidadão que exerce determinadas profissões possam se aposentar com antecedência.

Para tal, é preciso que o trabalhador se encaixe em alguns critérios que foram determinados pela legislação trabalhista brasileira.
Atualmente, a aposentadoria especial do INSS está disponível para trabalhadores que exercem funções consideradas de risco ou que são exercidas em situação de insalubridade.
Na prática, isso significa que, caso o trabalho seja considerado prejudicial à saúde, o trabalhador já poderá contar com o benefício da aposentadoria especial.
Atualmente, o critério para liberação do modelo de aposentadoria varia de acordo com o grau de exposição e o tempo de trabalho.
Dependendo da profissão, será preciso que o trabalhador tenha cumprido um período entre 15, 20 ou 25 anos de contribuição para o INSS.
Confira sete exemplos de profissões que dão direito a aposentadoria especial do INSS com 15 anos de contribuição:
- Britador;
- Carregador de Rochas;
- Cavouqueiro;
- Choqueiro;
- Mineiros no subsolo;
- Operador de britadeira de rocha subterrânea;
- Perfurador de Rochas em Cavernas.
Segundo a especialista do INSS, Laura Alvarenga, o pedido de aposentadoria especial pode ser realizado diretamente no site ou aplicativo do Meu INSS.
Ao entrar na plataforma será necessário realizar o login com a conta Gov.BR e buscar pela opção de “Agendamentos/Requerimentos”.
Depois, o cidadão deverá clicar “Novo requerimento” e selecionar a opção de benefício “Aposentadoria por Tempo de Contribuição”.
Por fim, depois de preencher seus dados, o trabalhador terá o atendimento agendado em um posto do INSS.
No local ele deverá levar os documentos solicitados no momento da abertura do pedido da aposentadoria especial e que irão comprovar o seu direito a solicitação realizada.
Caso prefira, o trabalhador também poderá abrir o pedido por meio da central de atendimento do INSS disponível gratuitamente no telefone 135.