Beneficiários do BPC, auxílio-doença ou aposentadoria ficam SURPRESOS com decisões do governo

SALESóPOLIS, SP — Está previsto para acontecer neste ano o pente-fino de benefícios por incapacidade pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A ideia é cortar da lista de contemplados aqueles que não atendem aos critérios para se beneficiar. 

inss
Beneficiários do BPC, auxílio-doença ou aposentadoria ficam SURPRESOS com decisões do governo (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O objetivo do poder público ao revisar os benefícios do INSS é conseguir achar espaço no orçamento público. Acredita-se que pelo menos 600 mil benefícios têm potencial para serem cortados.

Os cortes só acontecerão se o titular do benefício for descoberto tendo descumprido alguma regra que dá direito ao salário. 

Para provar que atende aos critérios é preciso fazer a atualização dos dados, a documentação que indica a situação de pobreza, a contribuição previdenciária, e registros que prove que aquele cidadão ao exigido para sacar o benefício. 

Quem vai precisar passar pela revisão de benefício do INSS?

Não são todas as pessoas que recebem os benefícios citados que precisarão passar pelo pente-fino do INSS. Na verdade, apenas uma parte delas será obrigada a isso quando:

  • Está recebendo o BPC, mas está fora do Cadastro Único ou não atualiza os seus dados há mais de 48 meses;
  • Está recebendo o auxílio-doença há mais de dois anos;
  • Está recebendo a aposentadoria por invalidez e não passa por perícia.

Pelo menos 800 mil pessoas que recebem a aposentadoria por invalidez devem receber a convocação do INSS durante este ano. 

O que fazer se for convocado para revisão do seu benefício?

As notificações convocando para a perícia médica estão sendo enviadas desde o ano passado por meio de carta, SMS ou extrato bancário.

Ao receber o aviso do INSS o cidadão deve:

  • Acessar o Meu INSS e fazer login;
  • Procurar por “Novo requerimento”;
  • Digitar “Agendar perícia médica”;
  • Preencher as informações necessárias e selecionar data e hora na agência mais próxima do INSS. 

No dia da perícia é interessante levar todos os documentos e laudos recentes que comprovem o estado de saúde. 

Para quem recebe o BPC e for convocado, além da perícia médica também será necessário fazer a atualização dos seus dados no Cadastro Único. Para isso, devem procurar a agência mais próxima do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). 

Caso seja notificado será preciso que o titular do benefício se apresente em um prazo de 45 a 90 dias. A mensagem vai informar o período para o titular do benefício apresentar provas de que tem direito ao salário. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com