ALERTA! Comunicado para quem assinou contrato do Minha Casa Minha Vida e vai iniciar o financiamento

SãO PAULO (SP) — Criado para incentivar o acesso dos brasileiros ao financiamento imobiliário, o programa do Minha Casa Minha Vida oferece condições facilitadas para quem está em busca da casa própria.

ALERTA! Comunicado para quem assinou contrato do Minha Casa Minha Vida e vai iniciar o financiamento. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

No entanto, algumas questões financeiras podem acabar levando os cidadãos que contrataram o financiamento a ter dificuldades para arcar com o pagamento do empréstimo imobiliário.

Por isso, é essencial que quem está em busca de uma financiamento por meio do Minha Casa Minha Vida confira os detalhes de como proceder caso contraia uma dívida.

Aprenda como renegociar o financiamento do Minha Casa Minha Vida:

  • Atualmente, a maioria dos contratos de crédito disponibilizados pelo programa são gerenciados pela Caixa Econômica Federal;
  • Para facilitar o acompanhamento do empréstimo, a instituição financeira disponibiliza o aplicativo do Caixa Habitação;
  • A plataforma, disponível para download gratuito, permite que o cidadão confira todos os detalhes do seu contrato;
  • Isso inclui parcelas já pagas, parcelas a quitar e também os juros com os quais é preciso arcar durante todo o processo de financiamento;
  • Caso atrase alguma parcela, o cidadão também conta com a opção de efetuar a renegociação diretamente na plataforma;
  • Para tal, ele deve entrar em contato com o banco e se mostrar disponível para resolver a questão;
  • Por meio do Caixa Habitação já é possível realizar o envio de uma proposta online de negociação da dívida;
  • Depois, o cidadão terá que escolher a melhor oferta que enquadra em seu orçamento e finalizar o processo.

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, a dívida também pode ser negociada por telefone por meio do número 4004 0104, disponível para ligações realizadas das capitais brasileiras, ou 0800 104 0104, disponível para chamadas das demais cidades. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira das 08h às 20h.

Vale lembrar que, dependendo do atraso, o cidadão poderá ter que arcar com juros e multas. 

Por isso, a recomendação é de que a negociação seja realizada o quanto antes para evitar o aumento da dívida com o financiamento do Minha Casa Minha Vida.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.