Novo benefício é decidido hoje (03/04) e pode beneficiar todos que têm este celular

Nesta quinta-feira (03/04), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai analisar o pedido de expansão de operação da Starlink, empresa de Elon Musk. A proposta é aumentar em 7,5 mil o número de satélites em operação no Brasil. 

Novo benefício é decidido hoje (03/04) e pode beneficiar todos que têm este celular
Imagem: Reprodução

 

Segundo as informações do jornal O Globo, o pedido foi feito pela Starlink em dezembro de 2023. Hoje, a empresa tem 6.350 mil satélites em operação no país.

A partir de julho de 2025, a Starlink oferecerá conectividade gratuita para alguns modelos de celulares. Desta forma, os usuários podem conectar automaticamente sempre que estiverem fora da cobertura das operadoras tradicionais.

Veja como funciona a empresa que pode beneficiar todos os brasileiros com celulares smartphone

  • A Starlink é um braço da SpaceX, a companhia de exploração espacial de Elon Musk;

  • A empresa utiliza satélites para oferecer serviços de internet, especialmente em áreas de difícil acesso, como regiões rurais e alto mar.

  • A Starlink opera com satélites que não são geoestacionários, ou seja, eles se movem em órbitas mais baixas em comparação com satélites geoestacionários.

  • Com satélites a uma altitude mais próxima da Terra, o envio do sinal é mais rápido, resultando em uma internet mais veloz.

  • O lançamento dos satélites é realizado pela SpaceX, utilizando foguetes.

Porém, é preciso lembrar que nem todos os aparelhos smartphones são compatíveis com a internet gratuita da Starlink. A funcionalidade será limitada ao envio e recebimento de mensagens de texto. 

A Internet de Elon Musk oferece alta velocidade e baixa latência, mesmo em locais onde a infraestrutura tradicional de internet é inexistente. 

Quais são os celulares que oferecem a internet gratuita da Starlink?

O usuário precisa ter um dispositivo compatível e estar em uma área sem cobertura das redes móveis convencionais. De acordo com o Investidor, a tecnologia utiliza satélites de baixa órbita para garantir cobertura de internet mesmo em regiões isoladas.

Veja os dispositivos compatíveis:

  • Iphones 14 e posteriores;

  • Google Pixel 9 e suas variantes;

  • Modelos da Motorola lançados a partir de 2024;

  • Samsung Galaxy A14, A15, A16, A35, A53 e A54;

  • Série Samsung Galaxy S21 e posteriores.

Danielle Gomes, colaboradora do FDR, comenta sobre a Starlink, confira.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).