Na última quarta-feira (02/04), foi comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Para combater o preconceito e garantir respeito às pessoas autistas, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se dedicado a melhorar o atendimento às pessoas com TEA, criando salas multissensoriais em várias unidades de atendimento.

Imagem: FDR
Segundo a Agência Gov, esses espaços foram projetados para oferecer conforto a pessoas com hipersensibilidade a estímulos visuais, sonoros ou táteis. Elas contam com brinquedos, livros, almofadas, tapetes sensoriais, abafadores de som e iluminação regulável, criando um ambiente mais tranquilo e adaptado às necessidades dos usuários.
Em março e abril, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que as salas foram criadas para garantir um ambiente mais confortável e respeitoso para pessoas com TEA, especialmente para crianças que podem se sentir mais agitadas e precisam de um espaço seguro enquanto seus pais resolvem pendências.
Atualmente, o INSS possui 14 salas sensoriais em todo o Brasil, incluindo unidades no Nordeste, Sudeste, Sul e Norte do país.
Quais são os benefícios oferecidos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA):
Benefícios Previdenciários:
-
Aposentadoria da Pessoa com Deficiência: aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição, com redução na idade ou no tempo necessário para aprovação do benefício, caso a pessoa com TEA tenha cumprido os requisitos.
-
Benefício por Incapacidade Temporária: caso o trabalhador com autismo precise se afastar devido a comorbidades relacionadas ao transtorno, pode solicitar esse benefício.
Benefícios Assistenciais (para pessoas de baixa renda):
-
Benefício de Prestação Continuada (BPC): voltado para pessoas com deficiência que não conseguem se sustentar sozinhas e possuem uma renda familiar inferior a ¼ do salário mínimo por pessoa. Lila Cunha explica quais são as regras do programa neste ano, confira.
-
Auxílio-Inclusão: destinado a pessoas com deficiência moderada ou grave que já recebem ou receberam o BPC e que estão empregadas.
A solicitação pode ser feita pelo Meu INSS. Por telefone pelo número 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita.
Outras imformações estão disponíveis no FDR.