SãO PAULO (SP) — Conhecido por permitir o pagamento instantâneo de serviços, contas e pessoas, o PIX oferece uma série de vantagens para os brasileiros. Recentemente, uma mudança no funcionamento do formato de pagamentos entrou em vigor.

A mudança, que deverá ser implementada pelo Banco Central, foi confirmada pelo presidente da instituição. Por isso, os brasileiros devem ficar atentos as novidades do PIX para o ano de 2025.
Nos últimos meses várias atualizações já estão sendo realizadas no sistema do PIX. As alterações são feitas com o objetivo de aprimorar o uso e também aumentar a segurança do meio de pagamentos.
Confira a nova atualização no PIX:
- De acordo com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, uma nova atualização envolvendo o PIX e empréstimos será implementada;
- A mudança diz respeito ao uso do PIX como garantia para as operações de crédito;
- A atualização deverá envolver ainda o PIX Garantido, modalidade que também está sendo anunciada pelo Banco Central;
- Nela, o PIX poderá ser usado para garantia não apenas nos empréstimos, mas também em outras operações de crédito;
- Dessa forma, também existe a perspectiva de que os juros que costumam ser cobrados possam ser reduzidos;
- Isso porque, quanto mais garantias são oferecidas, menores as taxas a serem cobrados dos cidadãos.
De acordo com o comunicado oficial, outras funções do PIX também estão sendo estudadas. Uma delas é o PIX por aproximação que permite o pagamento de forma simplificada.
Além disso, a função oficial do PIX parcelado tem previsão de lançamento para setembro deste ano.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, a função será semelhante à realização de uma compra utilizando o cartão de crédito.
Isso porque o recebedor terá o pagamento integral na conta de forma imediata. Já quem realizar o PIX parcelado poderá dividir a conta da melhor forma para efetuar o pagamento.