SALESóPOLIS, SP — Ficou disponível na última terça-feira (1) a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda de 2025. O modelo mais moderno tem como objetivo ser mais prático, e quem opta por ele ainda tem a vantagem de receber prioridade no momento de ser restituído.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
A Receita Federal estima que 57% das declarações sejam feitas com a funcionalidade pré-preenchida, que facilita o preenchimento do Imposto de Renda e reduz erros.
Pelo menos 46,2 milhões de pessoas devem prestar contas dos seus rendimentos para o Fisco. Desde o dia 17 de março os contribuintes já podiam acessar o programa gerador da declaração de 2025, ou o App da Receita Federal para enviar o documento.
O que muda agora é que a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda está disponível e quem prefere esta versão finalmente poderá acessá-la.
Por que escolher a versão pré-preenchida da declaração do Imposto de Renda?
O diferencial da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda de 2025 é que ela vem com as principais informações inseridas. Campos como rendimentos, pagamentos e deduções já são pré-preenchidos pelo sistema.
Ao considerar o histórico do contribuinte o próprio programa consegue preencher as principais informações que deverão ser editadas conforme a necessidade. Logo, poupa o tempo de quem está declarando.
Mas é preciso atenção, justamente por se mostrar mais fácil a declaração pré-preenchida pode levantar erros. Especialistas recomendam que o contribuinte avalie campo a campo a fim de que não entregue para a Receita Federal espaços não preenchidos.
Além disso, os números podem ter mudado de um ano para o outro, e algumas informações precisam ser atualizadas.
Diante dos fatos, escolher a declaração pré-preenchida é vantajoso porque:
- Economiza tempo, com os principais campos já preenchidos precisando apenas ser editados;
- Dá prioridade na fila de restituição do Imposto de Renda.
Neste ano, quem escolher a declaração pré-preenchida e o recebimento da restituição via PIX sobe um degrau na fila de prioridade para se restituído.
Como enviar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda
O envio da declaração pré-preenchida acontece nos canais comuns da Receita Federal, criados para receber o Imposto de Renda.
- Programa Gerador do Imposto de Renda 2025;
- e-CAC;
- App da Receita Federal.
Em todos os casos é preciso ter conta nível prata ou ouro no Gov.br.