Quem é idoso +60 anos pode ter a chance de receber um extra a partir de abril

Os idosos com mais de 60 anos podem ser surpreendidos com um valor extra a partir de abril. A quantia é o abono salarial do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que deve ser antecipada e pode ser liberada para pagamentos ainda em abril. 

Quem é idoso +60 anos pode ter a chance de receber um extra a partir de abril
Imagem: FDR

 

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, disse que a equipe econômica deve antecipar o pagamento do abono salarial neste ano. Até o momento, a decisão final ainda não foi tomada pela área econômica.

O pagamento do 13º salário, que tradicionalmente ocorre no segundo semestre, pode ser antecipado para abril e maio, ou então para maio e junho, dependendo da decisão final do governo. Segundo matéria do InfoMoney, o presidente Lula precisa apenas assinar um decreto oficializando a antecipação.

Segundo a especialista Yasmin Souza, apesar da antecipação, o governo não terá despesas adicionais, pois o 13º salário dos aposentados do INSS já estava previsto no orçamento. A única diferença é que os valores, que normalmente são pagos no fim do ano, serão liberados antes para ajudar os beneficiários a equilibrar suas finanças.

Os brasileiros que receberam o auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão da Previdência Social tem direito a receber o abono salarial. O governo não informou quantas pessoas podem ser beneficiadas.

Já em relação ao cronograma tradicional, os valores serão depositados somente no segundo semestre.

Quem tem direito de receber o 13º do INSS?

Já os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), que recebem pelo INSS, não têm direito ao 13º salário. Isso porque esse benefício segue regras diferentes.

Sem benefício, sem dinheiro: é isso o que pode acontecer se você deixar o saque para depois

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fez um alerta aos segurados para que fiquem atentos aos prazos para sacar os benefícios nas instituições bancárias. Caso o prazo seja ultrapassado, os segurados ficarão sem benefício e sem dinheiro. Veja o que pode acontecer se você passar do prazo. 

Segundo o Governo Federal e a Agência Gov, se os benefícios não forem sacados até 60 dias após a disponibilização do salário, a quantia será devolvida pelo banco ao INSS. O prazo foi criado como uma medida de segurança que foi criada para evitar o pagamento indevido e tentativas de fraude.

Fonte FDR: https://fdr.com.br/2025/04/02/sem-beneficio-sem-dinheiro-e-isso-o-que-pode-acontecer-se-voce-deixar-o-saque-para-depois/

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile