SãO PAULO (SP) — Um comunicado realizado nesta semana pelo Governo Federal trouxe alegria para alguns contribuintes que aguardam a liberação da restituição do Imposto de Renda.

O pagamento, que é realizado para que contribuiu com mais do que o necessário para sua faixa de renda, está sendo liberado pelo órgão federal.
A restituição, referente ao calendário do ano de 2023, está sendo disponibilizada para os cidadãos que caíram na malha fina.
Isso porque, ao enviar a declaração com alguma pendência, o contribuinte corre o risco de ter que enfrentar a revisão de dados da Receita Federal.
Nessa situação, a liberação da restituição só é realizada depois que o contribuinte regulariza sua situação com a Receita Federal.
Confira os detalhes sobre a nova restituição do Imposto de Renda:
- De acordo com a Agência Brasil, a nova rodada de pagamentos irá liberar R$ 253,88 milhões;
- Serão contemplados 120 mil contribuintes;
- Assim como nos demais pagamentos efetuados pela Receita Federal, uma ordem de prioridades foi estabelecida;
- Dessa forma, receberão primeiro os contribuintes idosos acima de 80 anos;
- Também serão contemplados os contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
- A prioridade também atende os contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério e os que possuem alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- Por fim, também foram priorizados os contribuintes que informaram a chave PIX ou usaram o modelo de declaração pré-preenchida.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, para saber se será contemplado com o pagamento o cidadão pode realizar a consulta no site da Receita Federal.
Para tal, ele deverá buscar pela opção de consultar restituição. Em seguida, será preciso informar o CPF e o ano de exercício ao qual deseja consultar.
Caso vá ser contemplado, ele será informado pela plataforma de quanto receberá. Já o valor será depositado na conta bancária informada no momento da declaração.