Dinheiro liberado! Trabalhadores já podem saber cotas do PIS/PASEP; veja como consultar

ARAGUARI, MG — Os trabalhadores que possuem valores esquecidos no fundo das cotas do PIS/PASEP já estão autorizados a realizar saques desde a última sexta-feira, 28 de março. O pagamento será disponibilizado, inicialmente, para aqueles que solicitaram a retirada até 28 de fevereiro.

Dinheiro liberado! Trabalhadores já podem saber cotas do PIS/PASEP; veja como consultar. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

As cotas do PIS/PASEP referem-se a um fundo criado entre 1971 e 1988 para complementar a renda de empregados com carteira assinada e servidores públicos. Esse benefício é diferente do abono salarial pago atualmente.

Cerca de 10 milhões de brasileiros ainda possuem valores a receber das cotas do PIS/PASEP, totalizando R$ 26,3 bilhões esquecidos no antigo fundo. O saldo disponível para cada beneficiário pode chegar, em média, a R$ 2,8 mil.

O valor exato varia conforme o período de trabalho e o salário recebido na época em que as cotas do PIS/PASEP foram acumuladas. Além disso, os montantes passaram por correção monetária ao longo dos anos.

Como consultar os valores das cotas do PIS/PASEP?

Os trabalhadores que desejam verificar se têm valores a receber das cotas do PIS/PASEP podem seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site: Entre no portal repis.cidadao.fazenda.gov.br, disponibilizado pelo Ministério da Fazenda.

  2. Faça login: Clique em “Entrar com gov.br” e insira seu CPF e senha. Caso não tenha cadastro, será necessário criar uma conta no sistema do governo federal.

  3. Autorize o acesso: Após o login, clique em “Autorizar” para permitir a consulta dos valores.

  4. Informe o NIS: Digite o Número de Identificação Social (NIS), que pode ser encontrado na carteira de trabalho, no extrato do FGTS, no site Meu INSS ou no CadÚnico.

  5. Confira o saldo: Clique em “Pesquisar” e, se houver valores disponíveis, o site fornecerá as instruções para o saque.

Além do site Repis Cidadão, a consulta também pode ser realizada pelo aplicativo do FGTS.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.