ARAGUARI, MG — A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou que já liberou mais de R$ 500 milhões em empréstimos por meio do consignado CLT, também chamado de Crédito do Trabalhador. Desde o início da operação, em 21 de março, mais de 40 mil trabalhadores em todo o Brasil conseguiram aprovação para o recurso, abrangendo cerca de três mil municípios.

O banco informou que o valor médio contratado gira em torno de R$ 12 mil, com prazo médio de pagamento de 44 meses. O presidente da Caixa, Carlos Vieira, destacou que o consignado CLT surge como uma alternativa para ajudar trabalhadores a reorganizarem suas finanças.
“Esse crédito é uma oportunidade para os trabalhadores, inclusive empregados domésticos e rurais, de quitarem suas dívidas a juros altos, e aliviarem suas contas. É importante avaliar todas as opções, calcular o impacto das parcelas no orçamento familiar, e escolher a melhor opção. A Caixa terá sempre o compromisso de oferecer as melhores taxas e condições para os clientes”, afirmou.
Segundo ele, essa modalidade de crédito permite acesso a condições mais vantajosas, tornando o consignado CLT uma opção para quem busca equilibrar o orçamento. O empréstimo é uma modalidade de crédito criada para oferecer condições mais acessíveis aos trabalhadores que precisam reorganizar suas finanças.
Essa alternativa permite o acesso a empréstimos com taxas competitivas e prazos mais estendidos. A iniciativa foi possível graças à Medida Provisória 1092/25, que alterou a Lei 10.820/03, modernizando as regras do consignado CLT no setor privado e ampliando as possibilidades de crédito.
Como solicitar o consignado CLT?
Até o dia 25 de abril, a contratação do consignado CLT estará disponível exclusivamente pelo aplicativo CTPS Digital, do Ministério do Trabalho e Emprego. O processo inclui uma simulação no sistema antes da escolha da proposta desejada.
Caso o trabalhador opte pela Caixa, a finalização ocorrerá via WhatsApp da instituição financeira. A partir de 25 de abril, o consignado CLT poderá ser contratado diretamente pelos canais oficiais do banco.