Atenção, brasileiros: a Polícia Federal fez um alerta sobre as fraudes bancárias eletrônicas e lavagem de dinheiro. Na terça-feira (01/04), uma operação foi deflagrada para cumprir diversos mandados de prisão, assim como de busca e apreensão. Veja como guardar seus dados e se proteger de fraudes.

Imagem: Adobe Stock
Segundo informações da Folha de S.Paulo, a Polícia Federal identificou um grupo responsável por furtar R$ 1 milhão, que foram distribuídos entre cerca de 70 contas de laranjas na Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
A polícia informou que as técnicas usadas foram de engenharia social e phishing para manipular vítimas com apelos emocionais e psicológicos. A fraude acontecia através da criação de sites clonados de bancos para roubar dados bancários.
Como se proteger e evitar cair em fraudes?
-
Verifique vazamentos de dados: use plataformas como Have I Been Pwned? para checar se seu email foi vazado. Insira seu endereço de email e veja se há algum vazamento.
-
Atualize suas informações regularmente: cheque e atualize seus dados de acesso a cada seis meses.
-
Evite exposição nas redes sociais: não compartilhe informações pessoais, como endereços ou imagens pessoais, que possam ser usadas por criminosos.
-
Crie senhas fortes: use senhas com uma combinação de letras, números e símbolos. Evite usar datas de nascimento ou sequências simples como “123456”.
-
Use um gerenciador de senhas: aplicativos como o 1Password armazenam todas as suas senhas com segurança. Você precisa lembrar apenas a senha do aplicativo.
-
Ative a autenticação em dois fatores (2FA): Para aumentar a segurança, ative o 2FA em todos os sites e aplicativos que ofereçam essa opção. Isso requer um código extra enviado por SMS ou aplicativo, além da senha.
-
Acesse apenas sites confiáveis: prefira sites conhecidos e seguros. Cuidado com links enviados por estranhos ou encontrados nas buscas do Google, pois criminosos podem manipular os resultados.
-
Proteja-se ao usar redes wifi públicas: em locais como restaurantes e aeroportos, evite acessar dados sensíveis em redes wifi públicas. Use um VPN (Rede Privada Virtual) para proteger sua conexão e esconder seu dispositivo de outros na mesma rede.
Se você for vítima de fraude ou golpe, registre um boletim de ocorrência imediatamente. Procure a delegacia virtual do seu estado para registrar a ocorrência e dar início à investigação.