Pouca gente sabe, mas inscritos no CadÚnico ganham NOVO benefício

O Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico, é um projeto do Governo Federal responsável por identificar e oferecer benefícios às famílias de baixa renda de todo o país. Agora, o CadÚnico tem uma novidade desconhecida por muitos de seus inscritos: um novo benefício. Veja qual é e quem pode receber! 

Pouca gente sabe, mas inscritos no CadÚnico ganham NOVO benefício
Imagem: Dataprev

 

O novo benefício é o Programa Acredita no Primeiro Passo. A iniciativa é voltada para facilitar o acesso ao crédito e incentivar o aumento do empreendedorismo no Brasil. 

Segundo as informações do Investidor, o objetivo do programa é oferecer o microcrédito para os inscritos no Cadastro Único para iniciar ou expandir seus negócios, além de gerar emprego e renda. 

Como funciona o novo benefício do CadÚnico? 

O programa Acredita no Primeiro Passo se fundamenta em convênios e acordos de cooperação com bancos e instituições financeiras, garantindo que o crédito seja oferecido conforme as diretrizes do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO).

Veja quais são as principais linhas de ação do programa:

  • Capacitação: oferece cursos e treinamentos para empreendedores, visando o desenvolvimento de habilidades e competências;

  • Empreendedorismo: disponibiliza o crédito facilitado para pequenos negócios e empreendedores;

  • Emprego: incentivo à formalização de trabalhadores informais, promovendo a inserção no mercado de trabalho de forma legalizada.

Os valores de crédito oferecidos variam de acordo com o perfil do beneficiário do CadÚnico.

As operações podem chegar a até R$ 21 mil, enquanto o limite total no sistema pode atingir R$ 80 mil. Isso equivale a 30% do faturamento do MEI.

Outro ponto importante do Acredita no Primeiro Passo é que metade dos recursos serão oferecidos para as mulheres empreendedoras. A especialista do FDR, Laura Alvarenga, detalha outras informações sobre o programa, confira.

Quem pode receber o novo benefício do CadÚnico?

  • Famílias inscritas no CadÚnico.

  • Microempreendedores Individuais (MEIs).

  • Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (MPEs).

  • Produtores rurais.

  • Profissionais informais.

  • Beneficiários do Bolsa Família.

No entanto, é preciso entender que é um crédito e  não um benefício social. O crédito concedido não é um empréstimo do governo, mas sim oferecido por instituições financeiras parceiras, que fazem a análise e aprovação das solicitações.

Além disso, os recursos devem ser utilizados exclusivamente para investimentos em negócios próprios, sendo vedado seu uso para pagamento de dívidas, despesas pessoais ou consumo familiar.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).