SãO PAULO (SP) — Aguardada por milhares de contribuintes brasileiros, uma importante mudança na declaração do Imposto de Renda foi realizada nesta terça-feira (1º). Se trata da liberação do modelo completo da declaração pré-preenchida.

Disponível para quem tem conta no nível prata ou ouro no sistema Gov.BR do Governo Federal, o modelo de declaração pré-preenchida reduz significativamente o risco de erros no envio do documento.
Isso porque a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda já traz todos os dados que a Receita Federal possui sobre os rendimentos do contribuinte recebidos ao longo do ano.
Dessa forma, o contribuinte que opta pelo modelo precisa apenas revisar as informações presentes na declaração.
Para usar a declaração é preciso optar pela opção pré-preenchida que aparece no programa ou aplicativo da Receita Federal.
Depois será necessário realizar o login na plataforma e os dados serão preenchidos automaticamente.
Segundo o comunicado oficial do Governo Federal, vale lembrar ainda que, ao usar o modelo pré-preenchido, o cidadão poderá ainda garantir prioridade no pagamento da sua restituição.
Além disso, outra opção para entrar na lista de prioridades é optar por receber o pagamento via PIX.
Por fim, o contribuinte deve lembrar que, quanto antes enviar a declaração, maiores as chances de que ele seja incluído nos primeiros lotes de pagamento.
Confira a ordem de prioridades no pagamento da restituição do Imposto de Renda:
- idade igual ou superior a 80 anos;
- idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência e pessoas com doença grave;
- pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida e que optaram por receber a restituição por PIX;
- pessoas que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por PIX.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, neste ano a liberação terá início no dia 30 de maio e seguirá até o dia 30 de setembro.