SALESóPOLIS, SP — Os idosos acima de 60 anos têm como benefício a isenção de uma série de pagamentos cobrados pelo poder público ou privado. Porém, acabam deixando de usufruir desta vantagem porque não conhecem bem os seus direitos.
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
O Estatuto do Idoso foi criado para garantir que a pessoa idosa tenha acesso aos seus direitos básicos. Diante disso, também permite que alguns serviços que são cobrados para todos os brasileiros sejam isentados para os idosos.
Ao saber dos seus direitos o idoso acaba economizando, e deixa de gastar valores fixos todos os meses.
Além da isenção, por lei a pessoa acima de 60 anos também tem direito a prioridade em filas, atendimentos médicos e outros.
Serviços públicos gratuitos para os idosos
São garantidos os seguintes benefícios de isenção, ou seja, de gratuidade para os idosos que possuem mais de 60 anos de idade:
Viagens em ônibus
- Linhas municipais: gratuidade garantida com a apresentação de um documento com foto;
- Linhas intermunicipais: gratuidade garantida com a apresentação de um documento com foto, mas algumas empresas exigem emissão de uma carteirinha específica;
- Linhas interestaduais: dois assentos gratuitos por linha, ou desconto de até 50% no valor da passagem se os assentos já estiverem ocupados. Necessário emitir o bilhete com antecedência de no mínimo 3 horas direto com a companhia.
Vale a pena verificar direto na sua cidade como funciona a isenção de transporte público, isso porque, alguns lugares exigem um cadastro do idoso no site da companhia de transporte.
Remédios de uso contínuo
- Farmácia Popular: procure uma unidade credenciada, e apresente a receita médica com um documento com foto.
Ficam disponíveis medicamentos para hipertensão, diabetes, além de itens de higiene pessoal como fralda geriátrica.
Emissão da CNI (Carteira Nacional de Identificação)
- Procure o órgão responsável pela emissão de documentos no seu estado. Solicite a primeira via da CNI que tem prazo de validade vitalício para maiores de 60 anos.
Meia-entrada em eventos culturais
Também é garantido aos idosos a meia-entrada em eventos culturais públicos ou privados, como:
- Teatro;
- Museu;
- Shows;
- Cinema;
- Jogos esportivos (futebol, vôlei, basquete, tênis, e outros);
- Apresentações em geral;
- Parques de diversão, zoologicos, aquários e outros.