Desde 2022, os contribuintes brasileiros têm o acesso de realizar a sua declaração do Imposto de Renda através de uma declaração pré-preenchida, que estará disponível a partir desta terça-feira (01/04). No entanto, muitos brasileiros ainda estão com dúvidas: é a melhor opção? Confira abaixo.

Imagem: FDR
A declaração pré-preenchida é uma modalidade que puxa automaticamente informações da Receita Federal por meio do cruzamento de dados. Porém, essas informações são incompletas e precisam ser complementadas pelo contribuinte.
Apesar disso, a declaração pré-preenchida facilita o preenchimento e dá prioridade no recebimento da restituição. As informações são da Agência Brasil.
Quais são as vantagens da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda?
-
A declaração pré-preenchida permite que o contribuinte inicie a declaração com dados já recebidos de várias fontes. Isso acelera o processo e diminui as chances de inconsistências.
-
Além disso, ajuda a diminuir inconsistências durante o preenchimento e conferência.
-
A versão pré-preenchida oferece prioridade no recebimento da restituição, o que pode ser uma vantagem para os contribuintes.
A vantagem depende do perfil do contribuinte. Quem tem boa organização financeira pode achar a declaração completa mais vantajosa.
Já aqueles com muitas despesas ou informações detalhadas podem se beneficiar da versão pré-preenchida.
Como fazer a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda?
-
O contribuinte deve ter uma conta Gov.br com nível prata ou ouro de segurança.
-
Acesse sua conta e clique em “Iniciar declaração pré-preenchida”.
-
O contribuinte também pode preencher a declaração em branco, utilizando o Programa Gerador de Declaração. Mesmo nesse caso, é possível importar dados da declaração pré-preenchida.
A especialista Laura Alvarenga comenta sobre o Imposto de Renda, confira.
Deixar a declaração do IR sempre para depois? Isso pode te gerar mais dinheiro e também mais problema; entenda
O prazo para a declaração do Imposto de Renda já foi iniciado e seguirá até 30 de maio. Porém, apesar de ainda ter muito tempo, não é recomendado deixar a declaração para a última hora. Isso pode gerar mais problemas, mas também pode te oferecer mais dinheiro.
Segundo o InfoMoney, declarar o Imposto de Renda logo no início do prazo ajuda a evitar imprevistos técnicos, reduz erros e ainda garante uma maior tranquilidade durante todo o processo.