VITóRIA DA CONQUISTA, BA — A espera terminou, a Receita Federal acaba de liberar nesta terça, 1º/4 a declaração pré-preenchida para quem vai declarar o Imposto de Renda neste ano. Nesse modelo o contribuinte faz apenas uma revisão das informações que já foram preenchidas pelo sistema.

Imagem: FDR
A entrega da sua Declaração do Imposto de Renda 2025 ficou ainda mais fácil após a liberação da pré-preenchida. Com esse modelo os contribuintes podem evitar alguns erros que levariam a declaração para a malha fina. Portanto, pode ser interessante aproveitar esse recurso agora.
Vale lembrar que a declaração que vai para a malha fina acaba tendo o pagamento da restituição adiado. Segundo a Receita, a pré-preenchida demorou de ser liberada por questões técnicas. Contudo, a espera compensou porque ela está mais completa.
Pré-preenchida já está disponível
Há algumas semanas a Receita Federal liberou parcialmente a pré-preenchida. Mas, agora ela está totalmente disponível aos contribuintes que precisam declarar o Imposto de Renda 2025.
Agora, desde essa terça-feira, 1º/4, o modelo pré-preenchido da declaração está totalmente disponível para todos os contribuintes. A expectativa do MGI (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos) é de que cerca de 57% das declarações recebidas sejam pré-preenchidas.
Inclusive, o uso desse modelo cresceu nos últimos anos, passando de 7% para 41% em 2024.
Neste ano a Receita Federal estima que 46,2 milhões de pessoas entreguem a declaração. O número representa um aumento em relação a 2024 graças a inclusão de mais pessoas no grupo obrigatório.
A pré-preenchida aproveita os dados integrados de outros sistemas para o preenchimento de diversos campos e neste ano conta com algumas novidades.
“O login da plataforma e a integração de outros sistemas públicos a ela garante a segurança dos dados e facilita a vida das pessoas”, comenta o Secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.
Novidades da pré-preenchida em 2025
- A declaração pré-preenchida foi liberada apenas após um período do início da entrega das declarações;
- Neste ano ao informar algum rendimento errado o sistema vai sinalizar sobre a necessidade de checagem da informação;
- Inclusão automática de contas bancárias no exterior.
Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR
Informações disponíveis na declaração pré-preenchida
Atenção, nem todos os campos serão preenchidos automaticamente, na pré-preenchida apenas as seguintes informações já estarão disponíveis:
- Informações de identificação do contribuinte;
- Rendimentos e pagamentos da DIRF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte), DIMOB (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias), DMED (Declaração de Serviços Médicos e de Saúde) e Carnê-Leão Web;
- Rendimentos isentos por causa de doença grave e códigos de juros (incluindo Rendimentos Recebidos Acumuladamente);
- Rendimentos de restituição recebida no ano-calendário;
- Contribuições de previdência privada;
- Atualização do saldo de conta bancária e poupança;
- Atualização do saldo de Fundos de Investimento;
- Imóveis adquiridos no ano-calendário;
- Doações feitas no ano-calendário;
- Informação de criptoativos;
- Contas bancárias no exterior
Como usar a declaração pré-preenchida
Usar a pré-preenchida pode te colocar na lista de prioridade da restituição. Contudo, você precisa ter nível prata ou ouro na conta GOV.br para conseguir usar esse modelo. Com esse recurso a Receita Federal traz ainda mais segurança para os contribuintes.
Para aumentar o nível da sua conta você vai precisar fazer o reconhecimento facial em algum dos sistemas do governo federal.
Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica quem pode conseguir aumentar a restituição neste ano.