SALESóPOLIS, SP — A Receita Federal divulgou o calendário da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). O primeiro depósito está previsto para 31 de maio, no entanto é possível adiantar esse pagamento para antes da data oficial usando estratégias legais.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
Recebem a restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) aqueles que apresentaram deduções na sua declaração, isto é, que provaram quais foram seus gastos no ano passado.
Serão cinco lotes de pagamento neste ano, começando em maio e terminando em setembro. O depósito na conta corrente do contribuinte acontece sempre no último dia útil de cada mês.
Quem não quiser esperar a sua vez dentro do calendário regular pode contar com uma estratégia de adiantamento. Trata-se do empréstimo usando a restituição como forma de pagamento.
Empréstimo de antecipação da restituição do IRPF
O empréstimo de antecipação da restituição do Imposto de Renda fica disponível para todos os contribuintes, inclusive aqueles com “nome sujo”. Isso porque, o pagamento será feito por meio do depósito da restituição em conta.
Funciona assim:
- O contribuinte pede pelo empréstimo no banco em que cadastrou para receber a restituição;
- Deve ser enviado o comprovante de entrega da declaração, em que o banco vai conseguir simular em quanto o cidadão vai ser restituído;
- O dinheiro é liberado em um prazo de 48 horas na conta, mas será igual ao que receberia de restituição, porque tem os descontos pelos juros;
- Na data em que a Receita Federal pagar a restituição o banco debita a quantia como forma de pagamento do empréstimo.
O processo pode ser mais vantajoso para quem precisa de dinheiro imediato, mas quem não tem pressa é aconselhável esperar para não ter a diminuição de valor pelos juros.
Calendário de restituição do Imposto de Renda 2025
O calendário de restituição do Imposto de Renda 2025 não é tão diferente do ano passado. O cronograma continua tendo início na mesma data em que acontece o fim do prazo da declaração, ou seja, maio.
Os primeiros a receber são os contribuintes com prioridade legal, e aqueles que optaram por enviar a declaração no início do prazo.
- Primeiro lote: 30 de maio;
- Segundo lote: 30 de junho;
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 20 de agosto;
- Quinto e último lote: 30 de setembro.
Contribuintes com prioridade legal
- idosos acima de 80 anos;
- idosos entre 60 e 79 anos;
- contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- contribuintes que adotarem a declaração pré-preenchida e, simultaneamente, optarem por receber a restituição via PIX.
- contribuintes que adotarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.