VITóRIA DA CONQUISTA, BA — A Anvisa acaba de suspender a interdição de creme dental da Colgate. A comercialização estava proibida pela Agência após diversos relatos de reações ao produto. Agora com a liberação um alerta foi emitido; entenda.

Foto: Divulgação
Na última quinta-feira, 27/03, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspendeu a interdição de creme dental da Colgate. Mesmo assim a Anvisa alerta os consumidores sobre a possibilidade de reações durante o uso do creme dental Colgate Total Clean Mint.
Os usuários e profissionais que identificarem reações adversas devem notificar a Anvisa através do sistema e-Notivisa.
Anvisa suspende interdição de creme dental da Colgate
“A agência recebeu relatos de eventos adversos que indicam que a presença na formulação da substância fluoreto de estanho, que tem conhecidos benefícios antimicrobianos e anticárie, pode estar associado a reações indesejáveis em alguns usuários”, alerta a Anvisa.
A Agência alerta para as possíveis reações adversas que os usuários podem ter ao usarem o creme dental:
- Lesões orais (aftas, feridas e bolhas);
- Problemas na língua;
- Sensações dolorosas (dor, ardência, queimação);
- Inchaço (amígdalas, lábios e mucosa oral);
- Sensação de dormência (lábios/boca); e
- Irritações gengivais.
Caso tenha alguma dessas reações, suspenda o uso imediatamente.
“A recomendação é para que os consumidores observem sinais de irritação e interrompam o uso do produto nessa situação. Caso o desconforto seja persistente é importante procurar um profissional de saúde”, acrescentou a Agência.
Na quinta-feira, 27 a Anvisa havia determinado a interdição de lotes da Colgate Total Clean Mint, medida adotada para reduzir os riscos relacionados ao uso da pasta dental.