URGENTE! Anvisa suspende interdição de creme dental da Colgate; mas faz alerta aos consumidores

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — A Anvisa acaba de suspender a interdição de creme dental da Colgate. A comercialização estava proibida pela Agência após diversos relatos de reações ao produto. Agora com a liberação um alerta foi emitido; entenda.

URGENTE! Anvisa suspende interdição de creme dental da Colgate; mas faz alerta aos consumidores
Foto: Divulgação

Na última quinta-feira, 27/03, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspendeu a interdição de creme dental da Colgate. Mesmo assim a Anvisa alerta os consumidores sobre a possibilidade de reações durante o uso do creme dental Colgate Total Clean Mint.

Os usuários e profissionais que identificarem reações adversas devem notificar a Anvisa através do sistema e-Notivisa

Anvisa suspende interdição de creme dental da Colgate

“A agência recebeu relatos de eventos adversos que indicam que a presença na formulação da substância fluoreto de estanho, que tem conhecidos benefícios antimicrobianos e anticárie, pode estar associado a reações indesejáveis em alguns usuários”, alerta a Anvisa.

A Agência alerta para as possíveis reações adversas que os usuários podem ter ao usarem o creme dental:

  • Lesões orais (aftas, feridas e bolhas);
  • Problemas na língua;
  • Sensações dolorosas (dor, ardência, queimação);
  • Inchaço (amígdalas, lábios e mucosa oral);
  • Sensação de dormência (lábios/boca); e
  • Irritações gengivais.

Caso tenha alguma dessas reações, suspenda o uso imediatamente.

“A recomendação é para que os consumidores observem sinais de irritação e interrompam o uso do produto nessa situação. Caso o desconforto seja persistente é importante procurar um profissional de saúde”, acrescentou a Agência.

Na quinta-feira, 27 a Anvisa havia determinado a interdição de lotes da Colgate Total Clean Mint, medida adotada para reduzir os riscos relacionados ao uso da pasta dental.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.