Atenção, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): a previdência social fez um alerta aos segurados para que eles fiquem atentos aos prazos para sacar os benefícios nas instituições bancárias. Veja o que pode acontecer se você passar do prazo.
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR
Segundo o Governo Federal e a Agência Gov, se os benefícios não forem sacados até 60 dias após a disponibilização do salário, a quantia será devolvida pelo banco ao INSS.
Esse prazo foi criado como uma medida de segurança que foi criada para evitar o pagamento indevido e tentativas de fraude. No entanto, os beneficiários devem ficar de olho: eles só voltarão a receber o benefício quando regularizarem a situação.
Jamille Novaes, colaboradora do FDR, ensina como consultar o valor do benefício e qual o calendário de pagamentos do INSS deste mês, confira.
Como regularizar o meu pagamento do INSS após perder o prazo de saque?
Solicitar pelo Meu INSS:
-
Acesse o Meu INSS (site ou aplicativo).
Faça o login com CPF e senha. -
Procure o serviço “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido” e siga as instruções.
Solicitar pela Central Telefônica 135:
-
Ligue para o telefone 135 de segunda a sábado, das 7h às 22h.
-
A ligação é gratuita, tanto de telefones fixos quanto de celulares.
Além de não receber no prazo, o pagamento também pode ser bloqueado por falta de prova de vida presencial. Entenda como funciona a prova de vida:
-
Desde 2023, a prova de vida é feita por cruzamento de dados.
-
Caso prefira realizar a prova de vida presencial: é possível fazer pelo Meu INSS, pela Central 135, ou no banco onde o pagamento é recebido.
-
Atualização cadastral: para garantir que o INSS entre em contato corretamente, é necessário manter os dados atualizados, tanto no INSS quanto no banco onde recebe o pagamento.
-
Atualize seu cadastro no INSS e no banco onde recebe o benefício, especialmente em casos de mudança de endereço.
Para evitar problemas futuros, realize a prova de vida regularmente, conforme a orientação do INSS.
INSS
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério da Economia que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social.
Ao todo, cerca de 28% dos brasileiros recebem algum pagamento do INSS.